segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Acolhida do Arcebispo e Missa solene marcam o encerramento da festa do Senhor do Bonfim


O dia da festa do Senhor do Bonfim de Planalto (BA) ocorreu nesse domingo, 19 de janeiro de 2020, e foi marcado por muita devoção, alegria e fé. Nesse dia, a paróquia teve a grata oportunidade de acolher o novo Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes da Silva, que pela primeira vez esteve em nossa comunidade paroquial para presidir uma celebração.

A programação festiva da paróquia teve início bem cedo, às 06h, com uma alvorada de fogos; e os batizados, às 09h, na Igreja Matriz.

Neste ano, em sintonia com a Igreja no Brasil, a festa foi fundamentada nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 - CNBB doc. 109, e teve como tema central: “Discípulos missionários a anunciar o Reino de Deus” e o lema “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho” (I Cor. 9,16).


 

Os festejos ao Senhor do Bonfim começaram no dia 10 de janeiro. Ao longo desses dias, a programação da festa contou com orações do terço, novena, sacerdotes que celebraram a Eucaristia, quermesse, missa com os enfermos, com as crianças, enfim, esta festa foi um momento forte de oração, de retiro espiritual e de convivência fraterna. Os responsáveis e convidados das noites, neste ano, foram os organismos paroquiais (setores, comunidades, pastorais, grupos e movimentos). Todos se esmeraram para que tudo saísse muito bem organizado. Além desses, alguns setores da sociedade civil também foram convidados, a saber: Sindicato, Associações rurais, Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, profissionais de diversas áreas etc.  


Durante os nove dias, ao final das celebrações, no momento do hino, a comunidade recebia alegremente a imagem peregrina do Senhor do Bonfim. A mesma que peregrinou na Rota 50 (Sobre a Rota 50, CLIQUE AQUI).


Dia Festivo: acolhida do Arcebispo Dom Josafá


Na tarde desse domingo (19), às 15h30, na Igreja Nossa Senhora das Vitórias, toda a comunidade se reuniu para a cerimônia solene de acolhida do Arcebispo Dom Josafá.

Ele foi recebido com muito entusiasmo e calor humano e, de igual modo, se dirigiu e cumprimentou a todos os presentes. Participaram dessa cerimônia o Pe. Mairton Marques, Pároco, e o Pe. Adson Coelho, Vigário Paroquial. Além desses, estiveram na cerimônia: Pe. Elton Wilson, Pe. Erinaldo Sultério e Frei Ícaro Rocha.  Autoridades como o Prefeito Municipal, Edilson Duarte, e o Presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Flávio Nogueira, também participaram e, assim como o Pároco, exortaram palavras de boas-vindas e acolhimento.




Findado este rito cívico após a saudação e agradecimento do Arcebispo, teve início a solene Celebração festiva em honra e glória ao nosso excelso padroeiro, o Senhor do Bonfim.


Vale ressaltar que Dom Josafá foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, pelo Papa Francisco, no dia 9 de outubro de 2019 (CLIQUE AQUI).

Dia Festivo: Encerramento da Festa do Senhor do Bonfim


Com saída da Igreja de Nossa Senhora das Vitórias, às 16h, foi realizada a procissão com a imagem do padroeiro até à Igreja Matriz. Foi uma linda demonstração da devoção do Povo de Deus ao Senhor do Bonfim. Entre cantos, orações e muita fé, os fiéis louvavam a Deus por tanta ternura, bondade e providência. Novamente o andor veio ornado pelas fitinhas do Bonfim que os fiéis amarraram em uma estrutura apropriada para tal fim.



A Missa Solene, realizada após a procissão, foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes da Silva. Concelebraram: Pe. Adson, Pe. Mairton, Pe. Irineu Meira, Pe. Erinaldo e Pe. Elton. No palco montado em frente à Igreja Matriz, além desses, estavam o Frei Ícaro e o seminarista Luís Augusto. A praça da Matriz ficou repleta de fiéis que acompanharam os nove dias da novena para, neste último, festejar o Senhor do Bonfim.



Da esquerda para a direita: Pe. Elton, Pe. Irineu, Pe. Mairton, Dom Josafá,
Pe. Adson,  Pe. Erinaldo e Frei Ícaro.

Em sua homilia, Dom Josafá, à Luz da Palavra de Deus, relembrou a temática escolhida para a festa desse ano: “Discípulos missionários a anunciar o Reino de Deus”. Onde os homens e mulheres invocam o nome do Senhor Jesus, Ele retribui com força, graça e paz a todos. Ninguém que invocar o nome do Senhor Jesus [...], ficará sem receber a graça, a paz, o amor e a recompensa”, afirmou.



O metropolita, ao falar sobre a simbologia de Cristo a partir da figura do Cordeiro, assegurou que: “O Filho de Deus, Aquele que veio do céu, a Palavra que existia antes da fundação do mundo, agora está aqui [...], como Cordeiro que oferece seu corpo, seu sangue, a sua vida por mim e por tantos. [...] estando o Cordeiro aqui, eu posso vencer os meus desafios, construir uma vida melhor. [...] posso enfrentar as dificuldades na minha família, a doença, uma situação econômica difícil; posso construir uma vida melhor para mim e para os meus familiares”.


Nas suas considerações, o Pe. Mairton expressou o seu sentimento de gratidão por todos esses dias de festa. O Bispo também externou a sua alegria em celebrar e conhecer mais essa devoção ao Senhor do Bonfim. Por fim, Dom Josafá deu a bênção e todos entoaram o belo hino do padroeiro. Com salva de palmas e fogos de artifício, todos deram vivas.




A Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita agradece a todos que ajudaram na preparação para realização da Festa, seja por meio da Comissão de festa - mediante cada subcomissão -, como também a partir do engajamento em outras atividades e/ou serviços. Também agradecemos aos dizimistas e a todas as pessoas que colaboraram e continuarão colaborando.



O Senhor do Bonfim, vive!
O Senhor do Bonfim, Reina!

Que o Senhor do Bonfim abençoe a todo povo de Deus!


Confira algumas fotos abaixo:


























Mais fotos no álbum. CLIQUE AQUIAQUI e AQUI.

Veja os demais dias da  Festa do Padroeiro:

PRIMEIRO DIA. CLIQUE AQUI.

SEGUNDO DIA. CLIQUE AQUI.

TERCEIRO DIA. CLIQUE AQUI.


QUARTO DIA. CLIQUE AQUI.

QUINTO DIA. CLIQUE AQUI.

SEXTO DIA. CLIQUE AQUI.

SÉTIMO DIA. CLIQUE AQUI.
OITAVO DIA. CLIQUE AQUI.

NONO DIA. CLIQUE AQUI.


Fonte: PASCOM – Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário