domingo, 13 de outubro de 2019

Encerramento do Ano Jubilar da Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita


Este é o dia que o Senhor fez para nós” (Sl 117, 24),

A Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita em Planalto (BA), neste domingo, 13 de outubro de 2019, encerrou as comemorações do seu Jubileu de Ouro. A comunidade estava se preparando para este dia desde a Missa de Abertura, no dia 14 de outubro de 2018. Durante todo esse ano jubilar aconteceram várias ações voltadas a essa ocasião especial.

A comunidade tornou-se Paróquia no dia 12 de outubro de 1969, e, desde então, os fiéis juntamente com os sacerdotes que por aqui passaram dão continuidade à missão evangelizadora.


Para o encerramento, a Paróquia organizou um Tríduo Celebrativo, o qual abriu às comemorações do Encerramento do Jubileu de Ouro, cujo início ocorreu na quinta-feira, 10 de outubro. Nesse dia, das 13h às 18h, na Igreja Matriz, foi realizada uma Adoração ao Santíssimo Sacramento (Veja as fotos. CLIQUE AQUI).


Na sexta-feira (11), com saída da Igreja Matriz, à tarde, a paróquia organizou uma Carreata e um Passeio Ciclístico que seguiram pelas ruas da cidade de Planalto (Veja as fotos. CLIQUE AQUI).



Dia 12 de outubro, sábado, Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, às 07h, a programação do Tríduo seguiu com uma Celebração Eucarística, na Igreja Matriz, presidida pelo Pe. Mairton Marques. Nesta celebração, foi inaugurada a Placa comemorativa dos 50 anos. Após a missa, houve um momento de Café Partilhado (Veja as fotos. CLIQUE AQUI). Ainda como parte da programação, neste dia, às 12h, na Matriz, foi rezado o Ofício da Imaculada Conceição (Veja as fotos. CLIQUE AQUI).






Sob a responsabilidade da subcomissão jubilar “Resgate Histórico”, neste dia 12, após a missa, a paróquia abriu o estande sobre a história paroquial para visitação no Centro Missionário Senhor do Bonfim. A exposição é fruto de um trabalho de pesquisa que visou registrar parte da história da comunidade de fé.




Ainda no sábado (12), duas Oliveiras foram plantadas ao lado da Igreja Matriz.


Celebração de Encerramento do Ano Jubilar


Ocorreu no domingo, 13 de outubro. Às 06h, a Matriz e os demais setores urbanos fizeram a Alvorada para marcar o início deste solene dia. À tarde, a partir das 15h, uma grande e bonita procissão saiu da Igreja Santa Rita rumo à Praça da Matriz. Na oportunidade, o Pe. Mairton inaugurou a Ermida de Santa Rita (situada ao lado da Igreja dela). A imagem que foi posta neste local, passou por um processo de “recomposição” para ser (re)apresentada à comunidade. Esse ato também representou um importante marco para as comemorações dos 50 anos, juntamente com as reformas e revitalizações da Igreja e do Largo Santa Rita.







A procissão, acompanhada por um trio e uma fanfarra, congregou fiéis de todas as localidades da comunidade paroquial. Todos os organismos paroquiais participaram. O Cortejo foi organizado da seguinte forma, a saber: faixa do cinquentenário seguida pelo brasão dos 50 anos e pelas bandeiras do Brasil, Vaticano, Bahia, Planalto e Brasões da Arquidiocese e da Paróquia. Os estandartes e os andores dos setores e comunidades rurais e urbanas vieram acompanhando, logo a seguir







As pastorais, movimentos e grupos foram representados por bandeiras com suas respectivas logomarcas. Por fim, crianças vestidas de Anjos e de Santa Rita, e, logo atrás, os andores dos Padroeiros da Paróquia, Senhor do Bonfim e Santa Rita, o padre, ministros e todo o povo de Deus.





A Solene Celebração de Encerramento foi realizada após a procissão, na frente da Igreja Matriz, presidida pelo Pároco, Pe. Mairton Marques e concelebrada pelo Pe. Edmilson José, filho da paróquia. A celebração, marcada por muita alegria, recordação e emoção, comemorou e homenageou a nossa história paroquial.




No início da celebração, foi realizada a “recordação da vida”, momento em que se uniu Liturgia e vida. Neste ensejo, acontecimentos significativos da caminhada de fé paroquial vivenciados durante o Ano Jubilar, a partir das atividades das comissões formadas, foram rememorados com a ajuda dos próprios representantes de cada equipe, que assim o fizeram mediante uma exposição sucinta dos seus feitos.As subcomissões foram representadas pelas seguintes pessoas: Eleides Gomes (Celebrativa), Eliana Pacheco (Espiritualidade), Solange Coelho (Formativa), Jucélio Soares (Missionária), Cida Lima (Social), Margaete Amorim (Romarias) e Aidil Ferreira (Resgate Histórico). Ao final das falas, esta última subcomissão entregou à Paróquia um livro, resultado dos trabalhos de pesquisa acerca da história e da memória paroquial.
  


O encerramento das comemorações do Ano Jubilar também foi ocasião de agradecer. Por isso, e, de forma simbólica, todas as representações paroquiais (setores, comunidades, movimentos, pastorais, serviços, funcionários, voluntários e as subcomissões jubilares) foram presenteadas com uma comenda, como forma de gratidão por todo serviço e amor à missão.

frente da comenda
verso da comenda




A festa de encerramento teve alguns símbolos que servirão de marcos. Dentre esses, algumas ações ainda serão realizadas. São elas: a construção da nova igreja do Senhor Bom Jesus. Para tanto, a paróquia lançou a campanha “Show de Prêmios Lucaia”, e, durante a missa, apresentou o novo projeto da referida Igreja juntamente com a equipe responsável por este empreendimento (Saiba mais). 
Prêmio principal do "Show de Prêmios Lucaia"

A “Rota 50”, uma peregrinação da imagem do Senhor do Bonfim pelas comunidades, teve início já no final da celebração. A referida imagem visitará todas as comunidades e os setores da Paróquia.  O Setor São Pedro será o primeiro a acolher a peregrinação (Saiba mais). O encerramento desse projeto se dará na abertura da Festa do padroeiro em 2020.





Ao final da Solene celebração de encerramento, antes da leitura da mensagem final, a paróquia cantou os parabéns; participou da bênção da Imagem peregrina e das fitas do Bonfim de Planalto (lembrança dos 50 anos); e, pra encerrar, o Hino do Senhor do Bonfim foi entoado.




O povo vibrou, celebrou e se emocionou com estes momentos que com certeza, ficarão marcados nas vidas e na memória coletiva da comunidade.

Sobre a Paróquia.

A Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita é composta atualmente de 18 setores (12 rurais e seis urbanos) formados pelas 51 comunidades (50 rurais, 01 urbana), além disso, conta com serviços, pastorais e movimentos e dois padres ao serviço da paróquia (Saiba mais AQUI e AQUI).

Veja algumas fotos.




























Mais fotos da Celebração de Encerramento. CLIQUE AQUI.
Fonte: PASCOM – Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário