domingo, 9 de agosto de 2020

Reabertura das Igrejas na Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita em Planalto (BA)

Todos os setores e comunidades deverão seguir as medidas dos protocolos sanitários, que foram estabelecidas para reduzir o contágio do novo coronavírus e garantir a retomada das atividades.

A Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita, Planalto (BA), em sintonia com a Arquidiocese de Vitória da Conquista, com as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e o Decreto Municipal, se preparou durante algumas  semanas para reabrir as igrejas para as celebrações com fiéis.

As Orientações da CNBB tratam de questões que visam garantir a participação dos fiéis mediante atitudes e posturas contra a infecção do COVID-19. Assim, tais medidas têm como propósito o “cuidado, a defesa e a preservação da vida”.

Neste sentido, a paróquia de Planalto tem reunido e orientado as coordenações dos setores e das comunidades para que adotem todas as recomendações e tomem todos os cuidados necessários para a reabertura das igrejas, que desde o dia 18 de março vinha realizando celebrações sem a presença dos fiéis (veja o comunicado), sendo elas, em sua maioria, transmitidas pelas Rádios Planalto FM, Lucaia FM  e pelo canal da paróquia no YouTube.

Na primeira reunião, dia 30/07, a paróquia recebeu a equipe da Vigilância Sanitária do Município e preparou um material para afixar nas igrejas.



Durante os encontros foram repassadas as orientações (também por escrito), bem como detalhadas as exigências que deverão ser seguidas. Assim, aos poucos, as atividades serão retomadas.

Na segunda reunião, ocorrida no dia 01/08, conforme assinala as “Determinações Pastorais – Coronavírus” (documento emitido pela Arquidiocese de Vitória da Conquista), foram montadas 3 equipes com a coordenação da Pastoral Litúrgica, visando zelar pela segurança e pela qualidade da celebração. São elas:

- Equipe de Infraestrutura: para organização geral da Igreja Matriz, colocação de cartazes e marcações no espaço.

- Equipe de Acolhida: para recepcionar os fiéis na chegada; assepsia de mãos e pés; aferição de temperatura; e informes.

- Equipe “Lista dos fiéis”: para preparar a lista com os nomes das pessoas que participarão das missas. Essa relação será feita por telefone.

A última reunião de treinamento, antes do início das celebrações, ocorreu nessa sexta-feira, 07/08, às 15h, na Igreja Matriz. Este momento foi conduzido por uma equipe de enfermagem, que reforçou a máxima importância de saber usar os equipamentos de proteção individual.

De acordo com o Pe. Mairton Marques, Pároco, as primeiras atividades presenciais permitidas serão as Celebrações Eucarísticas e dos Sacramentos (estas deverão seguir as orientações da CNBB). Em relação às demais atividades pastorais, ainda não há previsão. Os membros do CPP participarão, em caráter experimental, dessas primeiras missas do período de reabertura. A saber:

- Igreja Matriz: 

  • Dia 09/08 (domingo), às 07h30, para os residentes na sede. 

  

  

 

  • Dia 15/08 (sábado), às 08h, para os que residem fora da sede. 

Serão 40 pessoas por celebração.

A Paróquia reafirmou que as futuras celebrações, assim como as  supracitadas, obedecerão todas  as normas constituídas pelos decretos  e  orientações vigentes,  que, em suma, proíbem a participação de pessoas que estejam no chamado “grupo de risco”; limitam a quantidade de pessoas no interior das igrejas; redobram os cuidados com a higienização, distanciamento entre pessoas; obrigam o uso da máscara, tapetes sanitizantes, álcool 70% etc.

 
   

  

Oportunamente serão divulgadas as datas das futuras celebrações na Igreja Matriz e a forma como as pessoas deverão se inscrever para participar.

Em relação a Comunhão Eucarística, aquelas pessoas que desejarem, deverão procurar se informar acerca dos dias e dos horários junto à Secretaria Paroquial.

   

 

 

Rogamos ao Senhor do Bonfim e a Santa Rita de Cássia que derramem sobre nossa comunidade as suas bênçãos e  ajudem-nos a superar esse momento de grande aflição.

Confira as determinações da Arquidiocese de Vitória da Conquista:






 Fonte: PASCOM – Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário