quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Pastoral da Acolhida é criada na Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita

“Acolher o outro é acolher a Deus em pessoa” (Papa Francisco).

Durante o período de pandemia as paroquias e demais comunidades precisaram se reinventar para continuar firmes na missão. Uma das formas encontradas, após um tempo de distanciamento físico total das pessoas nos espaços das igrejas, foi a recepção dos fieis mediante rigorosos protocolos de segurança sanitária.

Dentre tais mecanismos, estava a recepção das pessoas na porta da Igreja por uma equipe preparada e preocupada em acolher e zelar para que todos tivessem um momento seguro nesse espaço. Assim, a partir dessa movimentação, suscitou a mais nova pastoral da Paróquia: a Pastoral da Acolhida.

O grupo responsável pela acolhida durante a vigência dos protocolos de segurança, se reuniu no dia 02 de novembro, terça-feira, na Igreja Matriz, às 14h, para a oficialização da referida pastoral.

O encontro foi coordenado pelo Pároco, Pe. Mairton Marques, que apresentou e propôs o estudo do livro “Pastoral da Acolhida: cativando com gestos simples”, do Pe. Jerônimo Gasques. Essa obra será devidamente trabalhada pelo novo grupo num seminário de estudos nos dias 09 e10 de dezembro, às 18h, no centro Missionário Santa Rita de Cássia.

A apresentação desta mais nova pastoral à comunidade ocorreu na abertura do VI Cerco de Jericó no dia 14 de novembro, domingo, na Igreja Matriz.


Esse mais novo organismo paroquial se apresenta como uma estratégia que estreita e facilita o contato direto com as pessoas; humaniza o processo de acolhimento; e possibilita a promoção do espírito de integração e de fraternidade, suscitando, cremos, o sentido de pertença e bem-estar a todas as pessoas.


Fonte: PASCOM – Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário