Organismos existentes na Paróquia


PARÓQUIA SENHOR DO BONFIM E SANTA RITA
PLANALTO - BA

ORGANISMOS EXISTENTES NA PARÓQUIA

CEB’S

Fruto da eclesiologia do Concílio Vaticano II, “As comunidades eclesiais de base (CEBs) são organismos da Igreja Católica que se caracterizam por: (a) celebração dominical realizada por leigos ou leigas; (b) ampla participação na tomada de decisões, geralmente por meio de assembleias; e (c) ligação entre a reflexão bíblica e a ação na sociedade. [...] as CEBs não seguem um modelo fixo, amoldando‑se a diferentes contextos socioculturais. Em periferias urbanas podem congregar mais de mil famílias, com inúmeros pequenos grupos: de reflexão bíblica; de liturgia, catequese e outros serviços, grupos específicos e ainda associações piedosas ou caritativas. Já nas zonas rurais costumam ser pequenas e de pouca diversificação interna. É uma nova forma de ser Igreja [...] e introduzem na Igreja Católica um outro modo de agir”[1].

PASTORAIS

Pastoral de Comunicação

“É a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos de comunicação” (doc. 75 – Igreja e Comunicação – CNBB).
Tem como objetivo promover e facilitar a comunicação e a disseminação de informações a respeito das ações desenvolvidas pela paróquia e por todos os membros da comunidade. A proposta é ainda potencializar o processo de evangelização por meio das ferramentas de comunicação disponíveis, levando os ensinamentos da Igreja para a sociedade.

Pastoral do Dízimo

A Pastoral do Dízimo tem a missão de conscientizar todos os paroquianos sobre sua responsabilidade para com a comunidade paroquial onde vive e da qual faz parte. Mais do que fazer dinheiro e aumentar a renda da paróquia, o objetivo primeiro da Equipe de Pastoral do Dízimo é conscientizar os fiéis sobre a dimensão bíblica, teológica e espiritual do dízimo; mostrar que o dízimo é um ato de fé, de esperança e de caridade; testemunhar a alegria de uma vida agradecida a Deus, através da oferta mensal do dízimo[2].

Pastoral Litúrgica:

É o modo de organizar a comunidade, visando à formação litúrgica, à preparação e à realização de celebrações[3]. 

- Acólitos

A missão fundamental é contribuir no processo de iniciação das crianças e dos adolescentes na vivência da fé. Desde uma tenra idade estes são convidados a doar tempo da sua vida em testemunhar Jesus Cristo e a viver em intimidade com Ele no serviço ao altar, nas celebrações eucarísticas. São convidados a dar testemunho da sua missão também na família, na escola, no grupo de catequese e assim por diante[4].
O ofício dos acólitos consiste em ajudar o celebrante nos serviços do altar durante a missa ou celebração da palavra, sendo ele essencial para o bom andamento da celebração[5].

- Equipe de liturgia

É a ação celebrativa da Igreja que reúne a comunidade, santifica as pessoas e dá graças a Deus Pai através de sinais, palavras, cantos, orações e símbolos. Tem por objetivo promover a dimensão litúrgico-celebrativa, fonte e cume da ação evangelizadora e pastoral, tendo em vista a participação consciente e ativa dos Fiéis, por meio de expressões simbólicas, adaptadas à cultura e à compreensão do povo[6].

- Ministério de Música

É o grupo responsável por animar a vida litúrgica da igreja.
"A música é uma linguagem privilegiada que exprime e manifesta a alma e a cultura de um povo; para a liturgia ser autêntica e a participação ser profunda, deve-se usar a linguagem musical que melhor expresse a fé e a oração do povo orante." (Doc 7. CNBB. nº 2.1)

- Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística

Fiéis  leigos e leigas cuja missão é facilitar aos celebrantes a distribuição da Santa Comunhão em igrejas, capelas, hospitais, aos doentes nas casas e a outros lugares, desde que o sacerdote não possa fazer isso. Este ministério sagrado deve ser exercido por pessoas que tenham uma vida cristã autêntica, sejam maduros na fé, e possam servir a Igreja. Além disso, o ministro deve ter uma boa formação doutrinária, pois pode também realizar a celebração da palavra, orientar as pessoas a quem leva a Eucaristia etc. Ele deve ensinar e viver o que a Igreja ensina, especialmente em relação à Eucaristia e as condições para recebê-la dignamente. Isto exige do Ministro que ele conheça a doutrina da Igreja, especialmente a fundamentação dogmática, moral e sacramental[7].

- Ministros da Palavra

- Salmistas

“Compete ao salmista proclamar o Salmo ou outro cântico bíblico colocado entre as leituras. Para bem exercer sua função, é necessário que o salmista saiba salmodiar e tenha boa pronúncia e dicção” (Instrução geral do Missal Romano 102).

MOVIMENTOS

Amigos Orantes da Sagrada Face

Tem o objetivo de promover tanto a Espiritualidade da Sagrada Face como os encontros mais voltados à oração contemplativa. A Sagrada Face tem como pilares de sua espiritualidade: a oração contemplativa; ver no rosto de Deus o rosto dos pobres e no rosto dos pobres o rosto de Deus e; o convite a ser Discípulo-Missionário que buscam viver a partir da contemplação do rosto amoroso de Cristo, na radicalidade das Bem-aventuranças. O movimento também caminha pautado naquilo que pediu o papa Pio X, que a imagem fosse distribuída profusamente por todas as partes e que fosse venerada em todas as famílias cristãs.

Apostolado da Mãe Rainha

A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt faz parte da Obra Internacional de Schoenstatt. Com a finalidade de ajudar as famílias mais necessitadas, numa pastoral orgânica e integral, dentre outros objetivos, está o de levar a Imagem da Mãe de Deus e dar a ela um lugar de honra nos lares, assim eles hão de se tornar pequenos Santuários nos quais a Imagem de graças se manifestará, operando milagres de graças, criando uma Santa Terra das Famílias e formando santos membros da família[9].

Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração é um movimento religioso composto por leigos católicos, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico. A finalidade é a santificação pessoal e a evangelização das famílias com especial devoção ao Sagrado Coração de Jesus. O sentido do apostolado é a doação a Deus, pelo conhecimento da palavra, pela oração, pelo oferecimento diário e pela fidelidade à igreja[10].

Grupo de Oração Filhos  da Misericórdia (RCC) e Grupo de Oração Maria de Caná (RCC)

Evangelizar com renovado ardor missionário, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo, para fazer discípulos de nosso Senhor Jesus Cristo.
A partir disso, sua visão é tornar o Espírito Santo mais conhecido, amado e adorado, difundindo a espiritualidade e a Cultura de Pentecostes a partir do Grupo de Oração[15].

Grupo de Oração Terço dos Homens

O Terço dos Homens pode ser visto como instrumento eficaz para a nova evangelização. Sua missão é resgatar para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã[11].

Kairós

Projeto, que conta também com um ministério de música, é itinerante e faz missões e eventos de oração pelas comunidades da paróquia.

Legião de Maria

A Legião de Maria é um movimento da Igreja Católica constituída de leigos e leigas que têm como vocação a Missão Evangelizadora no Mundo. [...] A Legião de Maria tem o objetivo de promover a integração das pastorais e movimentos da paróquia através da informação, esclarecimento e encaminhamento das pessoas visitadas na nossa comunidade para os trabalhos destas pastorais e movimentos[12].

Mães que Oram pelos Filhos

O movimento das “Mães que Oram” tem como objetivo reunir mães que desejam orar pelos seus filhos, bem como intercederem pelos filhos de outras mães participantes do grupo.
Os encontros são abertos a todas as mulheres que, mesmo não sendo mães biológicas, desejam orar pelo filho de alguma amiga, um sobrinho, um afilhado ou alguma criança, jovem ou adulto, que esteja passando por uma situação de dificuldade e necessitando de orações[13].

Obras das Vocações Sacerdotais

Têm por objetivo rezar pelas vocações sacerdotais; auxiliar materialmente e espiritualmente os futuros sacerdotes e incentivar toda a comunidade cristã a despertar e a desenvolver nas famílias o interesse pelas vocações sacerdotais. É um organismo diocesano que visa motivar o Povo de Deus a rezar pelo surgimento das Vocações Sacerdotais e, de forma generosa, contribuir financeiramente para a manutenção do Seminário[14].


SETOR BÍBLICO-CATEQUÉTICO

Catequese de Batismo

“O objetivo principal da preparação não é tanto aumentar nos pais da criança o conhecimento teórico do cristianismo, mas acender ou reanimar ou intensificar a chama da fé" (CNBB,  sobre a Pastoral dos Sacramentos da Iniciação Cristã, no que se refere ao batismo).
A Pastoral do Batismo ministra momentos de espiritualização sobre o Sacramento do Batismo à luz do anúncio da Boa Nova. O objetivo da Pastoral é conscientizar pais e padrinhos sobre o valor do batismo e demais sacramentos[16].

Catequese de Eucaristia

“A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática com o fim de iniciá-los na plenitude da vida cristã”. – Exortação Apostólica Catechesi Tradendae[17].

Catequese de Crisma

A pastoral da Crisma é responsável pela adequada preparação catequética do cristão para receber o sacramento da Crisma. Nela, o crismando irá conhecer mais fundo a proposta de Jesus Cristo e da Igreja, vivendo e assumindo seu papel no reino de Deus, isto é, cumprir a missão da Igreja de evangelizar e contribuir para a transformação da sociedade[18].

Escola Missionária

A Escola Missionária tem a finalidade de promover a formação de leigos e leigas para que possam atuar nos diversos âmbitos e atividades paroquiais, fornecendo-lhes, para tanto, à luz do Magistério da Igreja, conteúdos que os auxiliem na execução de suas atividades eclesiais e sociais. A Escola Missionária, além da formação, favorece também o fortalecimento da dimensão espiritual dos participantes, por meio da meditação da Palavra e de ações celebrativas, tendo em vista a Missão.

SETOR FAMÍLIA

Encontro de Casais com Cristo

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um serviço da Igreja para evangelizar a família, primeiro núcleo de inculturação e de evangelização, “Igreja Doméstica” e “santuário da vida”, e para despertar os casais para as pastorais paroquiais, devidamente integrados na Pastoral de Conjunto da (Arqui)Diocese[19].

Movimento Familiar Cristão

O Movimento Familiar Cristão é voltado para a evangelização de famílias, com o objetivo de, a partir delas, transformar a sociedade. Outro propósito é o de promover os valores humanos e cristãos de maneira que as famílias possam cumprir a missão de ser fundadoras de pessoas, educadoras na fé e promotoras do bem comum. O MFC trabalha no contexto familiar como um todo. Portanto, não só os casais estão inseridos, mas todas as famílias que se reconhecem incompletas. Dessa forma, o MFC contribui na sociedade em meio aos pobres e necessitados, na política e nas mais diversas ações sociais com leprosos e mulheres em situação de prostituição[20].

Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar tem como missão ser misericordiosa, acolhedora, integrada, defensora da vida e dos valores cristãos, valorizadora do sacramento do matrimônio e formadora de Igrejas domésticas e comunidades de amor.
A Pastoral familiar destina-se a todos os tipos de pessoas e famílias para ajudá-las e servi-las – famílias bem constituídas, desestruturadas, futuras famílias, famílias em situação de miséria, distanciadas da vida da igreja, discriminadas, de migrantes, mães e pais solteiros, pessoas sem família, divorciadas, viúvos e em toda situação familiar que necessite de ajuda e acolhimento.
Para melhor atuação, a Pastoral Familiar divide-se em três setores: Pré-matrimonial, Pós-matrimonial e casos especiais[21].


SETOR JUVENTUDE

Promover a vocação e a missão, a formação e a espiritualidade e a organização da juventude para que ela atue na Igreja e no mundo (Doc. 104, CNBB, 2016. Adaptado).

Adolescência Missionária

Suscitar o espírito missionário universal nos adolescentes, desenvolvendo neles o protagonismo na solidariedade e na evangelização e, por meio deles, em todo o Povo de Deus: "Adolescentes ajudam e evangelizam adolescentes". São adolescentes em favor de outros[22].

Grupo de Oração Jovens Dom Bosco (RCC)

Segue o carisma da Renovação Carismática Católica. (Ver definição da RCC).

Jovens Sarados

Segue o carisma da Renovação Carismática Católica. (Ver definição da RCC).

SETOR SOCIAL

O setor social é constituído por organismos tais como Pastorais Sociais e movimentos que expressam a caridade e a solicitude da Igreja com as situações nas quais a vida está ameaçada. Esses organismos formam ações que viabilizam a transformação dos corações e das estruturas da sociedade que promovem e acentuam ainda mais as diferentes formas de exclusão social[24].

Pastoral Carcerária

Evangelizar e promover a dignidade humana por meio da presença da Igreja nos cárceres, através das equipes de pastoral na busca de um mundo sem cárcere (Doc. 104, CNBB, 2016).

Pastoral da Criança

“Para que todas as crianças tenham vida em abundância”. (cf. Jo 10,10)

A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças pobres, desde o ventre materno até os seis anos, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida (Doc. 104, CNBB, 2016. Adaptado).

Pastoral da Pessoa Idosa

Assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua autorrealização (Doc. 104, CNBB, 2016).

Pastoral da Saúde

Promover, educar, preservar, cuidar, defender, recuperar e celebrar a vida, realizando também ações em prol de uma vida saudável e plena de todo povo de Deus, tornando presente, no mundo de hoje, a ação libertadora de Cristo na área da saúde (Doc. 104, CNBB, 2016).

Pastoral da Sobriedade

Prevenir e recuperar da dependência química e outras dependências, a partir da vivência dos 12 passos da pastoral da sobriedade (Doc. 104, CNBB, 2016).

Pastoral do Meio Ambiente

Tem como proposta sensibilizar e desenvolver ações em prol da defesa da vida no planeta, sobretudo aquela sob grave ameaça, propiciando maior senso de justiça ambiental e de corresponsabilidade com a preservação e proteção dos diferentes biomas, da biodiversidade e do cuidado com todos os seres[25].

Sociedade São Vicente de Paulo

A Sociedade não somente procura mitigar a miséria, mas também descobrir e remediar as situações que a geram, sendo assim, qualquer pessoa carente pode ser um assistido da SSVP, podendo se entender como carência não somente situação financeira, mas também, física ou espiritual.
São geralmente assistidos da SSVP: famílias carentes economicamente, internos das Obras Unidas da Sociedade de São Vicente de Paulo, idosos, enfermos etc.[26].

Serviços:

Centro Missionário Santa Rita de Cássia
Centro Missionário São João Paulo II
Centro Missionário Senhor do Bonfim



[2] http://www.cristomaringa.com.br/jo15/index.php?option=com_content&view=article&id=70:pastoral-do-dizimo&catid=53:pastoral-do-dizimo&Itemid=69. Acesso em 02 fev 2017.
[3] http://www.padrefelix.com.br/lit_pas_lit.htm. Acesso em 28 jan. 2018.
[4] https://guadalupecba.org/coroinhas/. Acesso em 03 de fev. 2017. Adaptado.
[5] http://barreirinha.org.br/pastoral-dos-acolitos-e-coroinhas.html. Acesso em 03 fev. 2017.
[6] http://www.cnbbo2.org.br/pastorais/pastoral-liturgica/. Acesso em 03 fev. 2017.
[7]http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2008/12/02/formacao-para-os-ministros-da-eucaristia/. Acesso em 03 fev. 2017.
[8] http://www.animavoc.com.br/pv.html. Acesso em 22 jan. 2017.
[9] https://www.maeperegrina.org.br/campanha/o-que-e/historico/. Acesso em 03 fev. 2017. Adaptado.
[10] http://www.arquifln.org.br/sites/apostoladodaoracao/quem-somos/. Acesso em 03 fev. 2017.
[11] http://www.a12.com/santuario-nacional/institucional/detalhes/terco-dos-homens. Acesso em 02 fev. 2017.
[13] http://paroquiafatimasbc.com.br/maes-que-oram.html. Acesso em 22 jan. 2018.
[14]http://bomjardimnoticia.com/2013/05/10/obra-das-vocacoes-sacerdotais-diocesana-e-referencia/. Acesso em 03 fev. 2017.
[15] http://www.rccbrasil.org.br/institucional/nossa-missao-e-nossa-visao.html. Acesso em 03 de fev. 2017.
[16] http://www.basilicadelourdes.com.br/pastorais/pastoral-do-batismo. Acesso em 03 fev. 2017.
[17]http://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/apost_exhortations/documents/hf_jp-ii_exh_16101979_catechesi-tradendae.html. Acesso em 02 fev. 2017.
[18] http://paroquiabomconselho.org/site/project/pastoral-da-crisma/. Acesso em 23 jan. 2018.
[19] https://pt.scribd.com/document/280354002/ECC-Objetivos-Pastorais. Acesso em 23 jan. 2018.
[20] http://arqrio.com/noticias/detalhes/3319/movimento-familiar-cristao-comemora-60-anos-de-fundacao. Acesso em 03 fev. 2017.
[22] http://garotadamissionaria.blogspot.com.br/2017/08/o-que-e-infancia-e-adolescencia.html. Acesso em 27 jan. 2018.
[23] http://jmissionaria.blogspot.com.br/2012/04/o-que-e-juventude-missionaria.html. Acesso em 03 fev. 2017.
[26]http://www.vicentinosbotucatu.org.br/index.php/material-vicentino/regra/images/pdf/01momento_vicentino.pdf. Acesso em 23 jan. 2018.

Um comentário: