segunda-feira, 10 de julho de 2017

JULHO, MÊS DO DÍZIMO



“cada um dê conforme estiver decidido em seu coração!” (2Cor. 9, 7).

A Igreja Católica vivencia julho, em todo o Brasil, o mês do Dízimo. Com essa proposta ela visa evangelizar e conscientizar as pessoas acerca da importância do Dízimo para a comunidade de fé. Além disso, tal iniciativa objetiva-se, também, reforçar nos cristãos e nas cristãs o compromisso missionário com a comunidade, como modo concreto de ser Igreja, participando de sua missão.

A Igreja é responsabilidade e tarefa dos batizados e das batizadas. E nessa missão, cada um e cada uma colaboram como podem: com o dízimo, dons, carisma, tempo, talento, com o auxílio que podem dar. Nisso não importa ter renda. Todos podem contribuir: criança, adolescente, jovens, adultos, empregado, desempregado, etc. Basta ser generoso e disponível para o trabalho comunitário.

O Dízimo, quando devolvido com alegria, torna-se uma eminente forma de oração, missão e gratidão para com a comunidade de fé da qual se faz parte. Dessa forma, trazendo propostas refletidas a partir do Documento 106 da CNBB: “o dízimo na comunidade de fé: orientações e propostas”, e com o intuito de preparar uma Campanha em conjunto com todas as paróquias para o mês do Dízimo, o Vicariato São Marcos se reuniu e, neste mês, tem proposto algumas ações no sentido de potencializar ainda mais a formação acerca do Dízimo.

A campanha traz como tema central “O dízimo é o fruto quando o compromisso é a semente” e o lema bíblico “cada um dê conforme estiver decidido em seu coração!” (2Cor. 9, 7). A partir dessas proposições que ajudam na reflexão da questão, ações formadoras e motivadoras têm sido realizadas nas paróquias.


A paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita, assim como as demais do Vicariato, preparam, à luz do documento 106, alguns folhetos para viabilizar a formação da comunidade. A cada semana parte desse material é entregue nas celebrações dominicais e da mesma forma lido ao final da missa. Tal interação coloca as pessoas em contato direto com as orientações da Igreja acerca do Dízimo. Além dos panfletos, outras ações estão e serão executadas na Paróquia ao longo do mês pela Pastoral do Dízimo, a saber: slides para fomentar a formação e conscientização das pessoas; dramatização, mensagens, sorteios de brindes, dentre outras coisas.

Aproveitemos este mês de julho, dedicado ao Dízimo, para nos aprofundar na importância e no valor que tem um dizimista para a construção do Reino de Deus em nosso meio. Aproveitemos também para nos conscientizar de que a experiência fiel do dízimo é sinal de compromisso e, por conseguinte, de protagonismo na fé, pois tal ação reflete o grau de consciência de cada pessoa com relação à missão da Igreja.


O batizado e a batizada ao devolverem o dízimo, expressam sua participação na missão e, além disso, concede à Igreja independência e condições plenas para que ela se posicione e continue a contribuir com a sociedade por meio do anúncio do “Evangelho da Alegria” que também é acolhedor e libertador.

Ser Dizimista é questão de fé!

Pascom – Pastoral de Comunicação
Pastoral do Dízimo

Assista ao vídeo vídeo sobre "as Dez Maçãs". Clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário