sábado, 27 de outubro de 2018

Tríduos em honra e louvor a Nossa Senhora Aparecida


 
Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo (Lc 1, 48 - 49).
 
Nossa Senhora Aparecida, em Planalto/BA, é padroeira de 9 comunidades rurais (Baixas do Lico, Caminho Errado, Castiliano, Cajazeiras, Lagoa de Terto, Parafuso, Queimadas, Riacho do Camilo e Veredinha). Por se tratar de muitas comunidades com a mesma padroeira, nesses locais, os festejos em louvor à Padroeira do Brasil, a mãe de Jesus, foram realizados em datas diferentes.

Comunidade Caminho Errado

Encerrou sua festa na sexta-feira, 12 de outubro de 2018, Dia de Nossa Senhora Aparecida[1]. Às 09h, deu-se início a procissão e, na sequência, às 10h, a celebração festiva com o tema: “O ano do laicato nos motiva a viver nossa missão na igreja e na sociedade”. A responsabilidade pela celebração ficou a cargo da comunidade Veredinha, e os convidados do dia foram as comunidades: Sentido, Caldeirão, São  Miguel, Castiliano, Vereda I e II e os setores Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora das Vitórias. O Pe. Mairton Marquem foi quem presidiu a celebração.

Comunidade Cajazeiras

O Encerramento na Cajazeiras teve início às 05h, no dia 12 de outubro, com a alvorada. Às 13h, saindo da escola da comunidade, a procissão seguiu até a Igreja, onde o Pe. Mairton, às 14h, celebrou a missa festiva, cujo tema foi “Como Maria, devemos ser mais solidários com nossos irmãos”. A comunidade local foi a responsável por este último dia, e os convidados foram os setores São Bartolomeu e São Simão.

Comunidade Lagoa de Terto

No dia 12 de outubro de 2018, na Lagoa de Terto, a procissão ocorreu às 15h30 e a missa de encerramento às 16h30, a qual teve como tema “Maria, que nos deu Jesus, nos ajuda a ser ‘Sal da terra e luz do mundo’”. O Setor São Felipe foi o responsável pelo dia festivo, e os convidados: Setores São Simão e São Felipe, Comunidades de Vitória da Conquista (São Sebastião e São Cristóvão), Sítio Santa Luzia, Pouso Alegre e os poderes Executivo e Legislativo. O presidente da celebração eucarística foi o Pe. Mairton.

Comunidade Parafuso

A última festa a ser encerrada no dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida, ocorreu no Parafuso, onde, às 06h a comunidade realizou a alvorada. Às 18h, teve início a procissão e, às 19h, a celebração eucarística, cujo tema foi “Mãe Aparecida, ajude-nos a anunciar o evangelho na família e na sociedade”. Assim como nas festas das comunidades anteriores, a missa também foi realizada pelo Pe. Mairton Marques. O encerramento da festa ficou sob a responsabilidade do setor São Mateus.

Comunidade Baixas do Lico

A comunidade das Baixas do Lico, no dia 13 de outubro deste, às 18h, realizou sua procissão e, logo após, com o tema “Maria amor vivido nas famílias, uma força permanente para a vida da Igreja”, O Pe. Mairton celebrou a missa festiva, às 19h. A responsabilidade desse encerramento esteve com o setor São João, e os convidados foram os setores: São João e Senhor do Bonfim.

Comunidade Queimadas

No dia 14, domingo, a partir das 14h30 a comunidade de Queimadas realizou a procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. A missa festiva, com o tema “Com Maria nossa família chega a Cristo”, foi celebrada pelo Padre Clóvis, logo a após a procissão. O Setor São Tiago Maior foi o responsável pelo dia festivo, e os convidados foram os setores São João e São Tomé.

Comunidade Castiliano

No Castiliano o encerramento começou com a procissão, às 16h, e foi concluído com a missa, celebrada pelo Pe. Mairton, às 16h30, no dia 13 de outubro. O tema da festa foi “Como discípulos da Mãe Aparecida, cristãos leigos e leigas missionários comprometidos com a Igreja em saída”, e o responsável o setor São Felipe, tendo como convidadas as seguintes comunidades, a saber: Caminho Errado, Coquinhos, Vereda Nova I e II, Cedro, Lagoa de Terto, Lagoa D’anta, Veredinha, Sentido e Imaculada Conceição (Poções).

Comunidade Veredinha

A Veredinha encerrou os festejos em honra e louvor a Nossa Senhora Aparecida neste dia 27 de outubro de 2018, sábado. Na comunidade, a procissão foi realizada às 17h30 e a Missa, presidida pelo Padre Clóvis, às 19h. A responsabilidade deste ficou com o Setor São Felipe e os convidados foram: Poderes Executivo e Legislativo, e comunidades: Lagoa Grande, Lagoinha dos Peões, Coroa Azul, Ponto Novo e Pouso Alegre.

“Mãe do Evangelho vivente, manancial de alegria para os pequeninos”, Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!

Confira mais fotos nos Álbuns:


Comunidade do Parafuso. CLIQUE AQUI.

Comunidade Lagoa de Terto. CLIQUE AQUI.

Comunidade Cajazeiras. CLIQUE AQUI.

Comunidade Castiliano. CLIQUE AQUI.

Comunidade Caminho Errado. CLIQUE AQUI.

Comunidade das Baixas. CLIQUE AQUI.

Comunidade de Queimadas. CLIQUE AQUI.

Comunidade Veredinha. CLIQUE AQUI.

Fonte: PASCOM – Pastoral de Comunicação


[1] Enquanto Rainha e padroeira oficial do Brasil, ela foi proclamada em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI e, 50 anos depois, por meio do decreto de lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no país. Em Planalto (BA), essa data, além de comemorativa em virtude da devoção a Nossa Senhora, também é bastante celebrada, pois, foi em 12 de outubro de 1969 que a Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita foi criada, pelo decreto 02/69.

Nenhum comentário:

Postar um comentário