“Promover eleições cidadãs é dever das autoridades eleitorais, mas também de toda a sociedade civil, especialmente das entidades e organizações que têm responsabilidade com a construção de uma sociedade justa, solidária e fraterna" (Dom Josafá Menezes, Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista)
Impelida pela verdade expressa nessas palavras, ciente do seu papel e da sua responsabilidade junto à sociedade civil, que também é a comunidade dos fiéis e seguidores de Jesus, e consciente da sua missão, a Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita promoveu três importantes momentos nessa última semana, tendo em vista ajudar a população no processo de elaboração de suas escolhas, haja vista que “como cidadão, o fiel católico, deve ser o primeiro interessado na promoção do bem de sua cidade e deve ser capaz de votar de maneira consciente e responsável, escolhendo entre os candidatos os mais idôneos e competentes” (Dom Josafá, Orientações da Arquidiocese de Vitória da Conquista para as eleições 2020).
Respeitando todas as medidas de prevenção preconizadas pelas autoridades sanitárias, a paróquia realizou: o Encontro com os(as) candidato(as) a vereadores(as) e os debates entre os(as) candidatos(as) a vice-prefeito(a) e prefeito.
Encontro com os(as) candidato(as) a vereadores(as)
Quem acompanhou o encontro foi motivado a pensar a Política em seu sentido mais amplo, vista da ótica de um serviço e também como um importante instrumento de caridade e de cuidado.
Debate entre os(as) candidatos(as) a vice-prefeito(a)
Esse debate ocorreu nessa quinta-feira, às 15h, na Câmara dos vereadores. Os quatro pleiteantes participaram. São eles: Breno Calasans (PP), Gilberto Pereira (PL), Leonizia Azevedo (PSOL) e Wanessa Rocha (PT).
A mediação deste debate ficou sob a responsabilidade de Marcos Nunes (mediador), Adão Luz e Eliene Dias, todos da cidade de Poções.
Foi um momento muito oportuno e inédito na cidade, que, dentre outras
coisas, proporcionou aos(às) candidatos(as) mais uma ocasião de fala e de
discussão saudável de ideias, e à população conhecer um pouco mais quem almeja
lutar por uma cidade melhor.
O debate foi dividido em quatro blocos, sendo o segundo e o terceiro aqueles em que os(as) candidatos(as) responderam, respectivamente, a questões relacionadas a variados temas (Educação, Saúde, Agricultura, Meio Ambiente, Segurança Pública, Habitação e Assistência Social, Cultura, Esporte, Geração de Emprego e Renda, Infraestrutura, Saneamento e Pandemia) e às perguntas livres entre os(as) próprios(as) candidatos(as) com direito à réplica e à tréplica.
Debate entre os candidatos a prefeito
Os quatro candidatos a prefeito de Planalto participaram, na noite dessa sexta-feira (06/11), do debate promovido pela Paróquia. Mediado pelo Diácono Luciano Santana e por Márcio Desquivel, o encontro que teve início às 19h, na Câmara dos vereadores, durou cerca de três horas e contou com Cloves Andrade (PT), Dinarte Moitinho (PL), Edilson Duarte (PP) e Joaquim Azevedo (PSOSL).
Este foi o segundo debate entre candidatos a prefeito organizado pela paróquia, que em 2016 já havia sentido essa necessidade.
Assim como o dos vices, este debate foi organizado em quatro blocos: apresentação e oração inicial feita pelo Pe. Mairton Marques, e a apresentação das regras do debate; rodada de perguntas feitas aos candidatos; perguntas entre os candidatos; e considerações finais.
Os três eventos foram transmitidos pelo canal da Paróquia no Youtube e
pelas rádios Planalto FM e Lucaia FM.
Todos esses momentos foram importantes e, na avaliação da Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita, oportunos e realizados mediante um clima fraterno e de espírito democrático. As coligações e os seus respectivos candidatos compreenderam o objetivo e colaboraram para que essas ocasiões oportunizadas a eles não fossem reduzidas a uma “guerra de palavras”.
Ademais, a Paróquia fomentou o debate, salutar numa democracia, lançou as perguntas, ouviu e fez ouvir as respostas, enfim, apresentou todos os lados para que a população possa escolher o seu.
(Papa Francisco. Twitter,
1º de janeiro de 2014).
Fonte: PASCOM – Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita
Nenhum comentário:
Postar um comentário