A Gincana Bíblica Solidária foi marcada por um forte clima de nostalgia para uns e por um forte ímpeto de novidade para outros, mas, em ambos os casos atravessada por uma alegre sensação de recomeço e de euforia, características, talvez, de quem há muito fora privado(a) do convívio e das comemorações em comunidade (como vimos no período de distanciamento mais acirrado durante a pandemia).
Esse projeto teve sua culminância entre os dias 03 e 05 de dezembro de 2021. Contudo, suas ações vinham sendo realizadas meses antes sob a coordenação de uma equipe organizadora composta por membros de variadas pastorais e segmentos da igreja e mediante o acompanhamento do Pároco, o Pe. Mairton Marques.
Três equipes compuseram a gincana, as quais foram formadas a partir da junção dos setores da sede paroquial, a saber: Efatá (Setores Nossa Senhora de Fátima e Senhor do Bonfim), Fraternu’s (Setores Santa Rita e Nossa Senhora das Vitórias) e Ágape (Setores Nossa Senhora das Graças e São José). Outras pessoas da comunidade foram sendo agregadas às equipes.
A principal proposta da Gincana era a arrecadação de alimentos, roupas, brinquedos e materiais de limpeza e higiene pessoal para a realização de um grande movimento de solidariedade: O Natal Solidário. E assim foi feito. Graças ao empenho e ao trabalho das equipes, a paróquia arrecadou mais de 10 mil peças de roupas, 5 mil toneladas de alimentos e centenas de brinquedos.
Além dessa arrecadação, que foi realizada mediantes variados eventos e formas, a gincana também teve seus momentos característicos realizados na Praça da Matriz nos dias da sua realização. Foram apresentações musicais, teatrais, competições, caça ao tesouro, louvores, brincadeiras e muito mais.
Cada equipe se organizou e levou para a praça música, bandeira, camisas, gritos de animação e muita disposição. Um dos momentos mais esperados das gincanas são os “Shows”, apresentações temáticas que mesclam dança, texto, interpretação, música etc., tudo isso permeado por figurinos, cenários e trilhas incríveis. Um verdadeiro espetáculo em praça pública.
Neste ano, cujo tema da gincana gravitou em torno da solidariedade e do olhar humanizado para os que mais precisam, as equipes foram impelidas a trazer como enredo dos shows a história de Santa Dulce dos Pobres. Foram apresentações ímpares. Todas transmitidas pelo canal da Paróquia no Instagram.
Após meses de trabalho, dedicação e de três dias de muita animação e festa, a gincana chegou ao fim na noite do dia 05, domingo, logo após as apresentações do show, com a vitória da equipe Efatá, que também foi premiada com a maior pontuação daquela apresentação. Em segundo lugar ficou a equipe Ágape e a Fratern’s em terceiro.
Veja mais fotos. Clique AQUI.
Fonte: PASCOM – Paróquia
Senhor do Bonfim e Santa Rita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário