sábado, 12 de agosto de 2017

FORMAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DAS PASTORAIS SOCIAIS


“Agradeço o belo exemplo que me dão
 tantos cristãos que oferecem a sua vida e o seu tempo com alegria”
(Papa Francisco, Evangelii Gaudium).

À luz da Palavra de Deus, e, por meio do testemunho cristão, a Pastoral Social atua de forma profética, através de uma presença, de um alerta, de uma ação social e de uma articulação-parceria. Ela proclama a Boa Nova do Evangelho entre os mais oprimidos, tendo em vista a promoção da dignidade humana em sua integralidade, considerando, também, o quão complexo e vivo é o campo das mudanças sociais.

O trabalho da Pastoral Social representa muito da essência do catolicismo. São movimentos que expressam a caridade e a solicitude da Igreja com as situações nas quais a vida está ameaçada. Tais movimentos, hoje, são desejados por nossa comunidade paroquial.

Pensando nisso, a Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita, Planalto-BA, promoveu o Encontro de Formação para as Pastorais Sociais, neste sábado, 12, das 13h às 17h30, no Centro Missionário Senhor do Bonfim, com o firme propósito de dialogar, articular e implantar essas referidas pastorais em nossa comunidade.

O evento contou com a assessoria de algumas representações dos Vicentinos e das Pastorais Sociais da Arquidiocese de Vitória da Conquista, bem como com a presença do Diácono Luciano Santana (coordenador de Pastoral da Arquidiocese) e do Padre Mairton Marques.

Estiveram presentes no Seminário representantes das seguintes Pastorais Sociais e dos Vicentinos: Sara Cristina (Pastoral da Saúde – Vitória da Conquista), Maria Helena (Pastoral Carcerária - Vitória da Conquista), Marilda Alvaredo (Pastoral do Idoso - Vitória da Conquista), Evangélia da Silva e Eleides Gomes (Pastoral da Criança – Planalto), Conceição Muniz (Pastoral da Sobriedade - Poções), Rosany Mary (Pastoral do Meio Ambiente - Planalto) e Silvanira Correa (Vicentinos - Vitória da Conquista). Num primeiro momento, elas apresentaram suas respectivas pastorais, compartilharam suas experiências, lutas e expectativas, e, em seguida, realizaram a formação por pastoral, individualmente.

Foi um momento importante e muito marcante para nossa paróquia. Além de ter fomentado um debate bastante abrangente por meio das formações, também favoreceu o início dos trabalhos das Pastorais Sociais.

Segue abaixo um balanço das discussões e decisões de cada Pastoral no evento de hoje:

Pastoral da Criança:

As discussões acerca dessa da Pastoral se deram em torno de sua reorganização, pois, ela, a Pastoral da Criança, já existe aqui.  Num primeiro momento foi apresentado o seu histórico em nossa cidade. Nesse ensejo, ficou agendada uma capacitação para o dia 07/09/2017, com os líderes que atuam, bem como os novos que participaram do evento das pastorais.

Pastoral da Saúde:

A partir da formação, as pessoas que presentes deixaram marcado, como dia oficial para continuarem a se reunir, toda última sexta-feira de cada mês. A coordenação desta pastoral ficou para ser escolhida futuramente.

Pastoral do Meio Ambiente:

Discutiram as condições de possibilidade para implantação dessa pastoral, tendo em vista sua necessidade, bem como a ausência de impedimentos que inviabilizassem sua criação. Nesse momento, ficou acertado um encontro para estruturação e planejamento da pastoral, a saber: 21/08/2017, às 18h.

Pastoral da Sobriedade:

Reafirmaram a necessidade de implantação. O grupo presente definiu que continuarão a se reunir para estudar e organizar sua ação até o encontro de formação que ocorrerá a nível de diocese, em outubro.

Pastoral Carcerária:

Apresentação da estrutura e funcionamento da Pastoral. A coordenadora responsável pelo encontro partilhou suas experiências e abriu um momento para esclarecimento de dúvidas. As pessoas presentes decidiram por assumir essa pastoral em Planalto. No dia 23/09/2017 ocorrerá, às 13h, um encontro.

Pastoral da Pessoa Idosa:

Apresentação e discussão do serviço dessa pastoral. As participantes receberam o material de trabalho e, logo em seguida, já se articularam e escolheram sua coordenação. Ficou decidido o início das visitas, com no máximo 10 idosos por líder. A próxima reunião será no dia 02/09/2017.

Vicentinos:

Apresentação da história de São Vicente de Paulo e da missão dos vicentinos. Os participantes decidiram sua primeira reunião para o dia 25 de agosto, às 18h, na Igreja Matriz. Todos ali abraçaram a causa e darão sequência a esse serviço em nossa Paróquia.

Logo após o momento de formação nas salas, houve uma grande plenária na qual as pessoas partilharam as experiências de grupo. 

O encontro de formação, que contou com a participação de cerca de 100 pessoas, foi finalizado com um lindo momento orante, realizado em forma de celebração de envio, conduzido por Aidil Ferreira.

As Pastorais Sociais são fortes representações da essência do catolicismo. Sua “floração natural”. Preocupa-se e trabalha com questões ligadas à saúde, à habitação, ao trabalho, à educação, à realidade do campo, à criança, à pessoa idosa, ao meio ambiente, à sobriedade, à situação de encarceramento e assim segue, vendo e agindo a partir das condições de existência das pessoas.

Confiram algumas as fotos:





Eleides Gomes (Pastoral da Criança)

Sara Cristina (Pastoral da Saúde)

Silvanira Correa (Vicentinos) 

Rosany Mary (Pastoral do Meio Ambiente)

Maria Helena (Pastoral Carcerária)

Conceição Muniz (Pastoral da Sobriedade)

Marilda (Pastoral da Pessoa Idosa)









Confira mais fotos no Álbum clicando AQUI

Fonte: PASCOM – Pastoral de Comunicação
            Pastorais Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário