domingo, 1 de outubro de 2017

FÉ E EMOÇÃO NA VISITA DA IMAGEM PEREGRINA À PARÓQUIA SENHOR DO BONFIM E SANTA RITA

Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo (Lc 1, 48 - 49).

Maria, plenificada pelo Espírito Santo, acolheu “o verbo da vida” (Cf. A alegria do Evangelho, Papa Francisco) e na mesma hora proclamou as maravilhas que o Senhor havia feito. Ela, que é “cheia de graça”, estava certa quando profetizou que todas as gerações a proclamaria como bem-aventurada. Pois, seu “sim” não permitiu apenas a concepção do Filho de Deus, mas, sua entrada e participação efetiva na história da Salvação.


Maria é a mãe de todos e de todas nós. Ela manifesta o seu grande amor por sua particular clemência e solicitude ao interceder junto a Deus por nós. Em resposta à sua maternal ação, todo o povo, em uníssono, a proclama como “Bendita!”.

Essa verdade de fé tem sido testificada durante os preparativos do Terceiro Centenário da descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Paróquias no Brasil inteiro têm recebido a visita de uma réplica fiel da imagem, vinda da Cidade de Aparecida. Imagem esta, recebida com muito júbilo pela Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita, Planalto-BA, do dia 24 de setembro ao dia 01 de outubro de 2017.



 Em comemoração aos “300 anos de Bênçãos” de Aparecida, a Paróquia de Planalto também entrou na dinâmica das atividades do tricentenário e, ao longo dos referidos dias, promoveu uma série de atividades especiais para os devotos, entre elas, a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida pelos setores da Cidade; visitas aos idosos e aos doentes, a órgãos públicos, às escolas, a grupos da Igreja, dentre outras atividades.
  

Nossa Senhora Aparecida veio até o povo por meio de sua Imagem Peregrina como mulher de serviço, e sua simples presença nos levou a perceber a grandiosidade da vontade de Deus. A imagem, que é símbolo de fé e de bênçãos, esteve em nosso meio proporcionando, por meio da devoção popular e da memória presente nesse ato, muita alegria e emoção em todas as pessoas.




Nas comunidades rurais ficou marcada a emoção do povo ao receber a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida.  Acolhida com muita verdade, satisfação e originalidade próprias de cada lugar. Ao todo, foram 12 setores rurais visitados. Em todas as visitas ocorreram celebração da Santa Missa, presididas pelo pe. Mairton Marques.

Na sede, em Planalto, a passagem da imagem “ganhou” a cidade, pois se tornou um notável acontecimento de fé. A Paróquia viveu um intenso momento de celebração. A partir da acolhida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, em nossas Comunidades, setores, Casas, Grupos e Movimentos, Escolas, Prefeitura, Câmara Municipal, Hospital, Delegacia, Secretarias, Feira etc., a comunidade realizou um trabalho muito bonito de Evangelização e de Devoção.

Momentos como o “Maria Jovem”, o Encontro Catequético, as adorações ao Santíssimo Sacramento, as celebrações da Santa Missa, as orações do terço e do ofício, enfim, tantos outros, foram pensados para promover a vivência da fé, do culto  e da devoção a Nossa Senhora, a Mãe Aparecida, aquela que nos aponta Jesus.

E assim, envoltos pela graça e pela alegria promovidas pela peregrinação da imagem de Aparecida, a Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita finalizou esta histórica visita e conduziu a santa até a paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Lisboa, Vitória da Conquista, que também viverá essa experiência de fé e devoção.

Esse momento com a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi um episódio histórico repleto de espiritualidade e fé. A comunidade recebeu a visita da Padroeira do Brasil e soube viver esse tempo especial da graça de Deus com muita humildade, respeito e devoção, aproximando-se de Jesus e da dinâmica da Salvação.

Viva a mãe de Deus e nossa
Sem pecado concebida!
Viva a Virgem Imaculada
A Senhora Aparecida!

Confira mais fotos da passagem da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, clicando nos links abaixo:


Chegada da Imagem à Planalto (24 de setembro). CLIQUE AQUI
- Acolhida na Igreja Santa Rita;
- Procissão;
- Missa no Ginásio de Esportes.
- Setor São Simão;
- Setor São Mateus.






Segundo dia da Peregrinação (25 de setembro). CLIQUE AQUI
- Setor São Pedro;
- Setor São Tiago Maior;
- Setor São Tomé.




Terceiro dia da Peregrinação (26 de setembro). CLIQUE AQUI.
- Setor São José;
- Setor Nossa Senhora de Fátima;
- Setor São Judas Tadeu;
- Missa.







Quarto dia da peregrinação (27 de setembro). CLIQUE AQUI.
- Setor Nossa Senhora das Vitórias;
- Setor Nossa Senhora das Graças;
- Setor São João;
- Maria Jovem.

 
 










Quinto dia da peregrinação (28 de setembro). CLIQUE AQUI.
- Hospital;
- Cadeia;
- Setor São Matias;
- Setor São Tiago Menor.






Sexto dia da peregrinação (29 de setembro). CLIQUE AQUI.
- Órgãos Públicos;
- Escola;
- Setor São Felipe;
- Setor São Bartolomeu.








Sétimo dia da peregrinação (30 de setembro). CLIQUE AQUI.
- Visita à Feira;
- Visita aos idosos e aos doentes;
- Encontro catequético;
- Setor Santo André;
- Maria de Caná.












Despedida da imagem de Aparecida (01 de outubro). CLIQUE AQUI.
- Alvorada, Terço e Ofício;
- Saída para Vitória da Conquista;
- Entrega da Imagem à Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Lisboa.







Fonte: PASCOM – Pastoral de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário