quinta-feira, 12 de outubro de 2017

FESTEJOS DE NOSSA SENHORA APARECIDA NA PARÓQUIA SENHOR DO BONFIM


 Nossa Senhora Aparecida, em Planalto/BA, é padroeira de 9 comunidades rurais. Nesses locais, os festejos em louvor à Padroeira do Brasil, a mãe de Jesus, foram realizados em datas diferentes.

O Dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado no dia 12 de outubro. Nessa data, segundo narra a história, a imagem da santa foi encontrada no Rio Paraíba do Sul por alguns pescadores. Desde então, as pessoas começaram uma devoção fiel e sincera à Mãe Aparecida.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI e, 50 anos depois, por meio do decreto de lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no país.

A devoção à mãe de Deus, retratada como mulher pequena, negra, em imagem encontrada na cidade de Aparecida, comove muitas pessoas. Por esse motivo ela se tornou padroeira de diversas comunidades, as mais variadas possíveis. Na Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita, por exemplo, a mãe Aparecida é padroeira de 9 comunidades rurais, a saber: Parafuso, Baixas, Riacho do Camilo, Queimadas, Caminho Errado, Castiliano, Lagoa de Terto, Veredinha e Cajazeira. Para celebrar a data, essas comunidades organizaram tríduos em homenagem à Santa.

Por se tratar de muitas comunidades com a mesma padroeira, as festividades em cada lugar foram realizadas e se realizarão em datas diferentes.

No dia 12, quinta-feira, dia de Nossa Senhora Aparecida, o Padre Mairton Marques celebrou três missas solenes de encerramento em honra e louvor a Nossa Senhora, a saber: Lagoa de Terto, às 14h; Cajazeiras, às 16h30; e, às 19h, no Castiliano. Além dessas comunidades nas quais houve missa, no Parafuso também houve encerramento dos com a celebração feita por um ministro da palavra.
 
Castiliano

Parafuso

Cajazeiras

Lagoa de Terto

No dia 13, sexta-feira, às 19h, será a vez da comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Caminho Errado.
Caminho Errado
No dia 14, sábado, a celebração festiva ocorrerá na comunidade das Baixas, às 19h. No dia 19, quinta-feira, a missa de encerramento da festa de Nossa Senhora Aparecida será, às 16h, em Queimadas.
Baixas do Lico
As últimas comunidades a encerrarem os festejos em honra e louvor a Nossa Senhora Aparecida serão: Riacho do Camilo, dia 27, às 19h, e, Veredinha, dia 28, às 19h.
Riacho do Camilo
Veredinha

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!

Confira algumas fotos:

Confira mais fotos nos Álbuns:

Comunidade do Parafuso. CLIQUE AQUI
Comunidade Lagoa de Terto. CLIQUE AQUI.
Comunidade Cajazeiras. CLIQUE AQUI.
Comunidade Castiliano. CLIQUE AQUI.
Comunidade Caminho Errado. CLIQUE AQUI.
Comunidade das Baixas. CLIQUE AQUI.
Comunidade de Queimadas. CLIQUE AQUI.
Comunidade Riacho do Camilo. CLIQUE AQUI.
Comunidade Veredinha. CLIQUE AQUI.

Fonte: PASCOM – Pastoral de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário