terça-feira, 10 de abril de 2018

PASTORAL DO MEIO AMBIENTE REALIZA AÇÕES DO PROJETO “PLANTANDO VIDA”


A Pastoral do Meio Ambiente da Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita, Planalto (BA), tem realizado o projeto ambiental de plantio de árvores, Plantando Vida, desde janeiro deste ano, quando, na festa do Senhor do Bonfim, ela realizou uma Caminhada Ecológica com essa intenção.

O projeto consiste no plantio de árvores em diversas localidades da cidade e tem despertado o interesse da comunidade para as práticas responsáveis em relação ao Meio Ambiente onde vivem

Dando sequência a essa ação, a Pastoral, a nível de município, e com a colaboração de Escolas Públicas, tem promovido o plantio de árvores em alguns pontos da cidade, tendo em vista, dentre outras coisas, introduzir o método de conscientização interativa, no qual os próprios alunos da Rede Pública de Ensino, bem como a comunidade em geral passam a ser protagonistas no processo educativo.


A Pastoral do Meio Ambiente, no início deste mês de abril, participou das atividades do projeto, plantando mudas de árvores, acompanhada por vários estudantes e também professores de três Colégios Municipais de Educação Básica. São elas as escolas: Machado de Assis, Nilton Ferreira dos Santos e Antônio Carlos Magalhães (ACM). Durante a realização dos plantios, os alunos receberam orientações e ainda tiveram a oportunidade de conhecer um pouco a flora da cidade.
Escola Machado de Assis
 
Escola Nilton Ferreira dos Santos
Escola Antônio Carlos Magalhães
As mudas que estão sendo plantadas são de Ypê Amarelo. A grande maioria delas foi adquirida através de uma doação feita pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Outras três mudas foram ofertadas pela Administração do Município. Segundo a coordenadora da Pastoral do Meio Ambiente, Rosany Mary, a ideia é ir plantando gradativamente essas mudas e substituindo pelas árvores que já estão mortas, as quais, muitas pessoas já estão cortando.


Com relação a participação das Escolas, Rosany acrescentou: “estamos envolvendo os alunos para que a comunidade também possa assumir essa responsabilidade. Através da Educação acreditamos que ações como essas se tornam mais fecundas e mais significativas. São as pequenas ações que farão a diferença”.

Contudo, vale ressaltar que ações dessa natureza, além de positivas, funcionam como instrumento de conscientização para toda a comunidade.

Confira algumas fotos









Confira mais fotos desse projeto. Clique AQUI

Fonte: Pastoral de Comunicação – PASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário