sábado, 12 de outubro de 2019

Interfaces da Depressão: um bate-papo entre saberes


Na noite desta sexta-feira, dia 11 de outubro de 2019, foi realizada uma mesa redonda com a temática: “Interfaces da Depressão: um bate-papo entre saberes”.

Esse momento ocorreu no Centro Missionário Santa Rita, das 19h às 21h30, e teve como escopo discutir a questão da Depressão a partir de saberes diferentes, tendo em vista levar às pessoas conhecimento e condições para que possam lidar com a depressão.


O evento contou com as  seguintes participações e falas, a saber: Ana Paula Marques (Psicóloga – CRP 03 17222) e Beatriz Vieira (Psicóloga - CRP 03 16644), ambas falaram sobre “Os aspectos psicológicos da depressão”; Johnat Ribeiro (Fisioterapeuta – CREFITO-7 232601-F – tema da fala: “Fisiopatologia da depressão”; Laís Fonseca (Nutricionista – CRN-05 7609 – tema da fala: “O papel dos nutrientes na prevenção e no tratamento da depressão”); Pastor Mateus Lemos (“A Depressão dentro do contexto bíblico”);  e o Pe. Mairton Marques (Bíblia, espiritualidade e depressão: alguns apontamentos).


Durante as palestras, os convidados tiveram a oportunidade de fazer alguns esclarecimentos acerca da temática central do evento, bem como, num segundo momento, responder aos questionamentos das pessoas que estavam presentes no lugar.



A realização desse momento foi graças à iniciativa dos próprios palestrantes e do mediador do evento, o Prof. Me. Jorge Cleiton, que se organizaram a fim de oferecer essa contribuição à comunidade.


Vale ressaltar que a Depressão é uma doença como qualquer outra, e, por isso, exige acompanhamento médico sistemático.  É essencial identificar sintomas e procurar ajuda médica, pois o diagnóstico precoce é o melhor caminho para colocar a vida nos eixos outra vez.

A depressão NÃO É DRAMA e nem pra chamar ATENÇÃO. NÃO É PREGUIÇA e muito menos FRESCURA. NÃO É FALTA DE AMOR e tampouco FALTA DE DEUS.

VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO!

Veja algumas fotos.


Fonte: PASCOM – Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário