quarta-feira, 16 de outubro de 2019

“Recordação da vida”: algumas ações vividas durante o Ano Jubilar da Paróquia


Selo comemorativo
  
A recordação da vida é uma maneira de fazer memória de acontecimentos significativos, os quais nos ajudam a avaliar o passado recente, a detectar limites e alcances, e a construir e projetar novas coisas. Neste Ano Jubilar vivido pela Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita, muitas ações foram realizadas mediante o trabalho sério e dedicado de muitas pessoas da nossa comunidade de fé, por isso, recordar, neste caso, é também agradecer.

A Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita, Planalto (BA), viveu, de out/2018 a out/2019, importantes e fortes momentos de fé e comunhão com as ações de seu Jubileu de Ouro. Desde o dia 14 de outubro de 2018, a paróquia começou a se preparar para celebrar seus 50 anos de evangelização na comunidade planaltense. 

Por meio das subcomissões que foram formadas para este referido ano, algumas ações foram programadas e realizadas, tais quais: missões, encontros paroquiais, celebrações, romarias, novenas, formações e estudos, adorações, pesquisas e registros da nossa história foram algumas das atividades.  O Ano Jubilar foi também o ano que nossa paróquia recebeu a Visita Pastoral do então Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu, e a graça de ter mais um sacerdote para colaborar com a missão evangelizadora (CLIQUE AQUI).

As comissões

Elas foram formadas a partir da disponibilidade dos leigos e leigas que se colocaram à disposição dos trabalhos. Confira algumas das ações realizadas a partir das comissões: Celebrativa, Espiritualidade, Formativa, Missionária, Social, Romarias e Resgate Histórico.

1 - Subcomissão “Celebrativa”
Formada por integrantes de todas as subcomissões e mais aquelas pessoas dispostas a colaborarem, essa referida comissão atuou no primeiro grande ato do Ano Jubilar: a Celebração de Abertura e também no Encerramento do Ano Jubilar. Além desta participação e da organização do Encerramento, a subcomissão celebrativa esteve presente em todas as festas e/ou momentos da Paróquia, cuja temática foi o Ano Jubilar (Festa do Senhor do Bonfim 2019, por exemplo), haja vista que a equipe, diferentemente das demais, não foi fixa, mas, agiu de acordo com as ocasiões.

2 - Subcomissão “Espiritualidade”
Esta subcomissão se propôs a fomentar o exercício da espiritualidade popular à luz do Espírito Santo que, segundo o Papa Emérito Bento XVI, é um “precioso tesouro da Igreja Católica”, na qual “aparece a alma dos povos”. Neste sentido, algumas atividades foram realizadas. As principais, são: Vigília de Adoração, na Igreja Matriz; Adoração ao Santíssimo pela festa do padroeiro Senhor do Bonfim e também na Festa de Corpus Christi; Vigília de Adoração pelos 10 anos de Ordenação Sacerdotal do Padre Mairton Marques; Retiro Quaresmal Paroquial, na Igreja Matriz; Coroação de Maria; Tríduo em preparação à Solenidade da Festa do Sagrado Coação de Jesus e Imaculado Coração de Maria; Círculos Bíblicos, nos lares, para marcar o mês da Bíblia; Celebrações nos bairros; e Vias-Sacras. Muitas outras atividades foram realizadas nos setores e comunidades como, por exemplo, a Fundação e reestruturação de Grupos de Oração (CLIQUE AQUI e AQUI); Primeira Comunhão de crianças e adolescentes (CLIQUE AQUI e AQUI - além dessas, outras foram realizadas nas comunidades rurais), Celebração da Crisma de mais de 300 pessoas etc. Por se tratar de programações próprias de cada localidade, a subcomissão espiritual não se envolveu diretamente.

3 - Subcomissão “Formativa”
As ações envolvendo a área formativa foram bastante intensas. As formações, estudos e cursos não foram promovidos por uma equipe específica, mas organizadas a partir da necessidade e disponibilidade de cada organismo, setor e comunidade. Cada um desses, de acordo suas programações, já tinham o hábito de promover estudos e formações. A nível paroquial, tivemos: 03 formações missionárias; 09 outras formações; 03 estudos; 03 cursos (um deles, sobre o Diretório da Pastoral Familiar, ainda em vigência. Veja AQUI e AQUI); 04 encontros formativos (Veja AQUI, AQUI, AQUI ; 03 escolas missionárias (se dedicaram ao estudo do Catecismo da Igreja Católica. Veja AQUI, AQUI e AQUI). Além desses, formações arquidiocesanas ou do Vicariato São Marcos também foram realizadas fora da Paróquia.

Formações Missionárias:

Formações:
- Pascom;

4 - Subcomissão “Missionária”
Os missionários e missionárias desta subcomissão, juntamente com o Conselho Missionário Paroquial (COMIPA), e, algumas vezes, também com a participação de outros organismos da paróquia, organizaram um cronograma de missões e formações missionárias bastante abrangente e bem executado. As missões sempre procuraram eleger aquelas comunidades que estavam nas vésperas ou durante a realização da festa do seu padroeiro. Com isso, o trabalho missionário pode colaborar, dentre outras coisas, com a articulação da comunidade no sentido de preparar e mobilizar as pessoas para as referidas festividades. Assim, as missões conseguiram chegar a todos os setores da paróquia, rurais e urbanos. Além das missões, outra ação bastante significativa foi o acompanhamento e reativação da comunidade rural Duas Vendas.


5 - Subcomissão “Social”
A área social se organizou a partir do já articulado setor Social, o qual é formado pelas pastorais sociais e os Vicentinos. Neste sentido, cada organismo deste manteve as ações que já desenvolvia (encontros, programações especiais etc.) e se mobilizou de acordo com seus planejamentos. A título de registro, a Pastoral do Meio Ambiente, neste Ano Jubilar, direta ou indiretamente, realizou o plantio de mais de 600 árvores; os Vicentinos fundaram mais um grupo na Paróquia, em Lucaia; a Pastoral da Sobriedade realizou visitas a  outros grupos da Arquidiocese, participou formações a nível estadual e encerrou mais um ciclo dos 12 passos. Além disso, o setor social organizou dois momentos intitulados de Dia de Ação Solidária em dois bairros da cidade de Planalto.

6 - Subcomissão “Romarias”
Está subcomissão se constituiu com o intuito de planejar e desenvolver atividades em comemoração ao Jubileu. A ideia central foi a de organizar romarias. A iniciativa estimava levar devotos para peregrinar por lugares com algum valor histórico-religioso. Assim, sob a responsabilidade desta subcomissão, duas romarias foram organizadas: uma para Salvador, de 25 a 28 de abril deste, e outra para a região sudeste (SP e MG), de 10 a 18 de novembro do corrente ano. Além desses dois eventos organizados pela equipe “Romarias”, outras excursões também foram realizadas sob a chancela da paróquia. A saber: Romaria Nossa Senhora das Candeias, entre os dias 28/01 a 04/02 de 2019, que também marcou as comemorações dos 10 anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Mairton Marques; e Romaria para Juazeirodo Norte (CE), de 13 a 16 de setembro. Ao todo, neste Ano Jubilar, 15 cidades, em cinco estados, foram visitadas; e 176 romeiros tiveram a oportunidade de vivenciar momentos de fé, devoção, diversão, bem como fortalecer o sentimento de pertencimento à Missão e à comunidade.

7 - Subcomissão “Resgate Histórico”
A principal proposta desta subcomissão foi a construção de um livro a partir de um trabalho de pesquisa e estudo histórico da trajetória dos 50 anos da Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita. Para tanto, 35 reuniões foram realizadas, 09 padres entrevistados, aproximadamente 25 famílias visitadas, depoimentos de paroquianos coletados, além da coleta de dados e fotos (cerca de 300 imagens). Além do livro, a subcomissão preparou um stand que foi apresentado à comunidade no dia de Nossa Senhora Aparecida e também Aniversário da Paróquia.

E mais

Ainda tivemos o envio de um jovem para o Seminário e uma jovem para uma Congregação de vida religiosa; a Jornada Vocacional sediada pela paróquia; a criação do Hino e da Oração do Ano Jubilar, da Logo Marca e do Brasão do Jubileu, aquisição do novo sistema de som, bem como alguns marcos para perpetuar essa memória, tais como: revitalização da  faixada da igreja matriz e sua cúpula e cruz douradas, placa do Jubileu Áureo no interior da Igreja Matriz, Ermida de Santa Rita e Projeto de Reconstrução da Igreja do Senhor Bom Jesus de Lucaia, a primeira Igreja de nossa Paróquia.







Envio de Êmilli Silva

Hino do Ano Jubilar
Letra e Música: Leandro Marinho Soares
Interprete: Leandro Marinho e Edilson Moraes

VENHAM TODOS, VAMOS CELEBRAR
CINQUENTA ANOS DE PARÓQUIA
SENHOR DO BONFIM, VAMOS LOUVAR

O Evangelho quando aqui chegou
Terra firme Ele encontrou
Corações simples, povo acolhedor
Para receber jesus o salvador.

Terra de um povo de devoção
Com Santa Rita em oração
Que levam as preces dos fieis
Que clamam sua intercessão.

Pela fé Deus chama o povo
Para seu reino anunciar
Comunidades se formando
Ensinando-os a rezar.

Os missionários que aqui passaram
Deram sua contribuição
Padres, freiras, irmãos, diáconos
E os leigos em sua missão.

A paróquia que queremos
Uma proposta para missão
Os setores abrem as portas
Para evangelização.

Cinquenta anos se passaram
Só temos a agradecer
A todos que dão suas vidas
Para projeto acontecer.

Por fim,

É preciso demonstrar a importância de um aspecto especial nesta trajetória: o valor do trabalho e envolvimento da comunidade.

Um ano de grandes vitórias e muitos acontecimentos foi finalizado. A todos que nos acompanharam e ajudaram, dizemos que é sincera nossa alegria em agradecer. A nossa Paróquia conta com este apoio e participação para continuar a jornada rumo a mais 50 anos.

Que o Senhor do Bonfim, com a intercessão de Santa Rita, abençoe nossas famílias, livrando-nos de todos os males, hoje e sempre! Por tudo isso, bendigamos ao Senhor, demos GRAÇAS A DEUS!

Fonte: PASCOM – Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário