A Romaria das Candeias, este ano, foi realizada de 27 de janeiro a 03 de fevereiro, e contemplou cidades de Pernambuco e do Ceará.
A programação, bastante intensa, contemplou visitas à Serra Talhada (PE), onde houve visitação ao Museu do Cangaço, à Igreja de Nossa Senhora da Penha; à Triunfo (PE), onde conheceram o Antigo Colégio Stella Maris e o Centro Histórico da cidade. Além disso, os romeiros puderam realizar passeios livres no Lago, no teleférico, na Zona rural de Triunfo, chegando até o Bico do Papagaio (Ponto mais alto do estado de Pernambuco).
O Pe. Mairton Marques, idealizador dessas romarias, apresentou aos viajantes a sua cidade natal, Afogados da Ingazeira (PE). Lá foi celebrada uma missa na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios.
No Ceará, a romaria passou por Juazeiro do Norte (CE). Nesta cidade todos tiveram a oportunidade de visitar a Colina do Horto (Estátua do Pe. Cícero, Museu Vivo, Casarão do Pe. Cícero e Igreja do Horto), o Memorial do Pe. Cícero, a Capela do Socorro (túmulo do padre) e Museu Casa do Pe. Cícero. Algumas Igrejas foram contempladas pelo roteiro, a saber: Santuário São Francisco das Chagas, Santuário Sagrado Coração de Jesus e a Basílica Nossa Senhora das Dores.Além do Juazeiro, os romeiros passaram por Exu (visita ao museu Luiz Gonzaga e ao Parque Aza Branca) e Salgueiro (CE).
A proposta foi reunir os paroquianos em uma viagem de caráter religioso, cultural e turístico. Esses fatores proporcionaram aos participantes experiências e relatos muito animadores.
“Uma viagem maravilhosa, intensa, repleta
de aprendizado, fé e muitos momentos agradáveis. O Pe. Adson com sua
serenidade, tranquilidade e orações nos proporcionou momentos de acolhida e fé.
O Pe. Mairton nos apresentou o Pernambuco com o seu olhar de filho da terra, marcado
por sua memória, raízes, religiosidade e cultura. Cada local visitado era uma
curiosidade diferente... Ficamos todos com aquela vontade de voltar. Gratidão a
Deus, aos organizadores e aos que participaram desta viagem”, relatou Frances
Mary.
Outros relatos podem ser somados a esse, como
o de Marizelma Moreno: “Viagem maravilhosa. Tivemos a oportunidade de rezar,
nos divertir, adquirir novos conhecimentos e boas amizades. Tudo isso com muita
organização e leveza, principalmente por parte do Pe. Mairton, que foi quem
conduziu toda a programação com cuidado e zelo por todos. Foi, verdadeiramente,
uma experiência que valeu muito a pena. Só tenho a agradecer”, afirmou ela.
“O sentimento do pós-viagem é gratidão! Grata aos organizadores, por ter nos possibilitado usufruir de cada momento e por ter proporcionado tanto lazer, boas companhias, contato com uma riqueza cultural e religiosa enorme. Tudo maravilhoso e confortável. Grata também pelo cuidado do Pe. Mairton e do Pe. Adson”, disse Jaci Pier à Pascom.
Fonte: PASCOM – Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário