domingo, 4 de dezembro de 2022

Missa em Ação de Graças celebrada no Dia da Consciência Negra em Planalto

A Comunidade do Cinzento, que é remanescente de quilombo, foi o local escolhido para a celebração de uma missa em Ação de Graças em deferência ao Dia da Consciência Negra, que foi comemorado no último dia 20 de novembro.

O Cinzento, cuja padroeira é Santa Luzia, foi reconhecido como remanescente quilombola pela Fundação Palmares em 2005, e está situado na cidade de Planalto (BA), fazendo, portanto, parte da Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita.


No mesmo dia em que foi celebrada a missa, houve na comunidade uma programação toda especial voltada para o 20 de novembro, que é uma data referência e muito importante para a luta antirracista, por meio da qual reforçamos e intensificamos que lutar por respeito, justiça e fraternidade é dever de todos e missão de todo cristão.

O Padre Joselito Cruz esteve na comunidade e presidiu a missa com elementos afro. O padre lembrou que estar ali é desejo de mínima coerência daquilo que lhe foi ensinado ao longo da sua trajetória de 21 anos de serviço sacerdotal. 

Todo 20 de novembro é dia de assumir nossa condição de negritude. Pela formação teológica que recebi na Igreja, a partir das vítimas, encontro o rosto de Cristo em toda luta por dignidade. Assim sendo, a Igreja deve estar presente em todos esses lugares e espaços, pois foi por este modo que Jesus viveu: oferecendo seu tempo e seu cuidado a todos que d’Ele se aproximava. Lá no Cinzento me sinto mais padre, encontro autenticidade naquele povo, aprendo sempre”, sublinhou o padre Joselito.

Após a missa seguiu-se a programação na comunidade, que com muita alegria e espírito festivo acolheu a todos que nesse dia se achegaram para somar na luta, na resistência e no sonho de uma sociedade que respeite, reconheça e valorize o valor e a história do povo negro. 






Fonte:  PASCOM – Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita.

Fotos: Érica Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário