A Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita realizou no último domingo, 11/12, a última Escola Missionária (EM) do ano de 2022.
A Escola Missionária já há algum tempo tornou-se parte integrante e fundamental da vida da paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita. Muito embora seja considerada um momento formativo e de estudo, a EM consegue ser muito mais. Ela tem sido instrumento de conexão entre os mais diversos organismos paroquiais; promotora de encontros e de partilha; e facilitadora da pastoral de conjunto. Isso porque, a Escola Missionária consegue congregar toda a paróquia de maneira harmoniosa e colaborativa.
A última EM do ano foi iniciada às 08h, com a
Santa Missa, na Igreja Matriz. Desta vez, a pauta trouxe como foco o estudo do
“Guia Litúrgico Pastoral”. Lideranças dos setores e organismos da sede
paroquial assim como das comunidades e setores rurais participaram da formação.
A priori, as discussões na Escola Missionária foram situadas em torno da fala do Pe. Mairton que buscou enfatizar a necessidade de a paróquia se abrir, à luz do pontificado do Papa Francisco, aos novos e complexos desafios. A partir dessa fala, em grupos grupos de trabalho, as lideranças leram o artigo "Paróquias renovadas à luz de Aparecida", publicado na Revista Vida Pastoral.
A segunda parte da EM foi iniciada com a apresentação sistemática do conteúdo do Guia Litúrgico Pastoral (Ed. CNBB), tendo como referência o que preconiza o Concílio Vaticano II ao dizer que "a Liturgia é o cume para o qual tende a atividade da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte da qual emana toda a sua força" (SC, n.10). Ainda nesse sentido, "a Santa Mãe Igreja deseja ardentemente que todos os fiéis sejam preparados para uma participação plena, consciente e ativa das celebrações litúrgicas, conforme exige a própria natureza da Liturgia. E à qual, em consequência do Batismo, tem direito e dever o povo cristão, 'linhagem escolhida, sacerdócio real, nação santa, povo que ele adquiriu' (1Ped. 2,9; cf. 2,4-5)" (SC, n.14).
Como vem ocorrendo tradicionalmente, a Escola Missionária foi encerrada com os encaminhamentos pastorais, avisos e o almoço partilhado.
Além do estudo mencionado, a Escola Missionária de dezembro também teve uma particularidade muito importante: foi também a última do Pe. Mairton como pároco da cidade.
A participação e liderança do Pe. Mairton
Marques foram fundamentais para manter e também fortalecer a EM que ganhou
ainda mais notabilidade ao longo dos sete anos de trabalho pastoral dele em
Planalto. Assim sendo, por tudo o que representa para nossa comunidade e por
sua liderança inconteste, a Escola Missionária foi palco para uma linda e
emocionada homenagem preparada pelas lideranças paroquiais para o padre.
Ainda há trabalho e a jornada do padre aqui, não acabou. Mas os sentimentos de gratidão, reconhecimento e saudade já se avizinham.
Fonte: PASCOM
– Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário