sábado, 1 de abril de 2017

ACONTECEU NA PARÓQUIA SENHOR DO BONFIM E SANTA RITA O SEMINÁRIO DAS PASTORAIS SOCIAIS


“O encontro com Jesus Cristo através dos pobres é uma dimensão constitutiva de nossa fé em Jesus Cristo. Da contemplação do rosto sofredor de Cristo neles e do encontro com ele nos aflitos e marginalizados, cuja imensa dignidade ele mesmo nos revela, surge nossa opção por eles. A mesma união a Jesus Cristo é a que nos faz amigos dos pobres e solidários com seu destino.”
(Documento de Aparecida, nº 257)

“Ninguém pode se sentir exonerado da preocupação pelos pobres e pela justiça social” (Papa Francisco, Evangelii Gaudium, 202)

Na tarde deste sábado (01/04), aconteceu na Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita, no Centro Missionário Santa Rita de Cássia, das 14h às 18h, o Seminário das Pastorais Sociais.

Com a proposta de debater e apresentar a missão e a importância da Pastoral Social em nossa Igreja, o encontro foi organizado pela Paróquia, tendo como público alvo o Vicariato São Marcos.

O evento contou com a assessoria de alguns representantes de Pastorais Sociais da Arquidiocese de Vitória da Conquista, bem como com a participação dos Vicentinos e também de representantes das Paróquias de Poções e Nova Canãa.

Foi um momento muito importante e adequado, sobretudo, diante do cenário sócio-político nacional e internacional que estamos vivendo. Na oportunidade discutiu-se sobre a necessidade e a atuação cristã no campo social. Um momento que além de ter fomentado um debate bastante abrangente, também favoreceu o diálogo acerca da sensibilidade, da solidariedade e do profetismo que se espera do cristão.

O Diácono Luciano Santana, coordenador de Pastoral da Arquidiocese, fez uma exposição acerca das Pastorais Sociais, à luz do que a Igreja apresenta sobre elas. Também reforçou o caráter de serviço dessas pastorais, bem como a expressão de solicitude de toda a Igreja para com as questões sociais.

Estiveram representadas no Seminário, três coordenações Arquidiocesanas das Pastorais Sociais, a saber: Margarete Magalhães (Pastoral da Saúde), Maria Helena (Pastoral Carcerária) e Marilda Alvaredo (Pastoral do Idoso). Elas apresentaram suas respectivas pastorais, compartilharam suas experiências e lutas, e se dispuseram a ajudar na formação e capacitação das pessoas que desejarem iniciar o trabalho nas paróquias.



Regina Dantas, membro da Cáritas Arquidiocesana, fez a última exposição do Seminário. Dentre outras coisas, retomou alguns aspectos elementares acerca das Pastorais Sociais e em seguida falou a respeito da Espiritualidade para uma ação transformadora, bem como da importância desta para nos manter no serviço social, a partir do compromisso com Jesus e o seu Reino.

As Pastorais Sociais são movimentos que expressam a caridade e a solicitude da Igreja com as situações nas quais a vida está ameaçada. Referem-se aos serviços específicos e aos grupos de pessoas e/ou situações pontuais da realidade social. Formam ações que viabilizam a transformação dos corações e das estruturas da sociedade que promovem e acentuam ainda mais as diferentes formas de exclusão social.


O trabalho da Pastoral Social representa muito da essência do catolicismo. O desejo por esse serviço é algo bem forte em nossa comunidade. Embora atualmente tenhamos apenas a Pastoral da Criança no campo das Pastorais Sociais, diversos grupos e pastorais, através de ações generosas e práticas de fé, têm realizado trabalhos importantes neste sentido.




A partir disso e de tudo o que foi vivenciado no Seminário, como gesto concreto, algumas pessoas se dispuseram a dar início, em nossa Paróquia, ao trabalho com as Pastorais Sociais. Dessa forma, as atividades foram encerradas na certeza de que a semente que foi plantada hoje se frutificará através do trabalho daqueles e daquelas que almejam se inscrever do campo de atuação das Pastorais Sociais.

Assim, à luz dos Evangelhos e por meio de práticas de ação libertadora, sempre guiadas pelo Espírito, compreendamos que “a mesma união a Jesus Cristo é a que nos faz amigos dos pobres e solidários com seu destino”. (Documento de Aparecida, nº 257)




Margarete Magalhães (Pastoral da Saúde)

Maria Helena (Pastoral Carcerária)

Marilda Alvaredo (Pastoral do Idoso)

Regina Dantas (Cáritas Diocesana)


Confira mais fotos no Álbum clicando Aqui


Fonte: PASCOM – Pastoral de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário