domingo, 21 de janeiro de 2018

NONO DIA DA FESTA DO SENHOR DO BONFIM


Tema da Festa: Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade
Lema: Sal da Terra e Luz do Mundo (Cf. Mt 5, 13-14)

Neste sábado, 20/01, a Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita entrou no nono dia dos festejos em honra e louvor ao seu padroeiro titular. Pela manhã, às 06h, na Igreja Matriz, foi realizada a oração do Ofício de Nossa Senhora. Esse momento contou com a presença do pároco, Pe. Mairton, e de algumas pessoas que se dispuseram a participar da oração. 




À noite, às 19h, em frente à Igreja Matriz, no local preparado para a celebração, o Padre Irineu Meira (Vitória da Conquista) presidiu a Santa Missa desse nonodia do novenário ao Senhor do Bonfim, refletindo o subtema: “Maria, mulher leiga, modelo a ser seguido”. Concelebrou o Pe. Mairton Marques, pároco.

Confira algumas fotos:










Confira mais fotos no Álbum clicando AQUI
Fonte: PASCOM – Pastoral de Comunicação

Confira abaixo um trecho da homilia do Padre Irineu:

Pe. Irineu Meira

[...]
Nunca devemos perder de vista que o Senhor está no meio de nós. Uma prova disso é esta festa, tão bonita, nesta praça que se torna hoje o grande santuário do Senhor do Bonfim. Jesus está no meio de nós. Por isso que aqui estamos, viemos de nossas casas, de nossas comunidades, percorremos o caminho para agradecer a nosso Senhor do Bonfim por nove noites de festa. Nove noites de celebrações, de retiros [...] que cada um que por aqui passou, padres, Bispo, leigos e leigas, cada um tentou transmitir a mensagem de Deus.
[...]
Cabe a cada um de nós discernir: “o que Deus falou pra mim?”, “o que Deus falou para nós?” o que Deus falou à nossa comunidade?”.  Isso, para que a semente não seja lançada em terreno infértil. Por isso, ao concluir esse retiro [...] nós podemos agradecer a Deus.
[...]
O que a Igreja quer despertar nos leigos e leigas com o Ano do Laicato? Primeira coisa, [...] que cada um tome conta do seu Batismo. Cada batizado, cristão, é missionário. [...] graças a Deus temos um laicato fervoroso. Lideranças que assumem as comunidades. Homens e mulheres, batizados, que assumem suas responsabilidades no mundo. [...] depois, como é bom ver leigos e leigas assumindo a sua missão de evangelizar. A missão de dizer ao mundo o quanto vale a pena ser “sal da terra e luz do mundo”. O quanto vale a pena neste mundo [...] dizer: EU SOU CATÓLICO(A)! EU SOU CRISTÃO(Ã)!
[...]
Com a Graça de Deus estamos encerrando esse novenário com uma grande figura: Nossa Senhora, Maria, discípula missionária do seu filho Jesus. [...] como olhar em Maria, essa figura missionária, algo que nos possa ajudar?
[...]
Jesus, juntamente com sua mãe, foi convidado a participar de um casamento (Cf. Jo 2,1-11) e durante a festa, o vinho veio a faltar [...]. Maria percebeu isso, como uma mulher sensível, assim como tantas mulheres do nosso tempo [...], e, imediatamente ela vai ao encontro de Jesus. [...] Essa é a missão nossa como leigos e leigas, como padres, é a missão de todo batizado: levar as intenções do nosso povo para Jesus. Interceder diante Dele.
[...]
Maria intercede diante de Jesus por aquela família, ela intercede também por nós, por nossa comunidade, enfim, por todos os leigos e leigas. Ela, Maria, só pode ser uma mulher sensível. Ela vai ao encontro. Maria sabe perfeitamente que o milagre não é ela quem faz, mas, sim, Jesus. É Ele quem faz o milagre acontecer na nossa vida. Nada para Deus é impossível.
[...]
O milagre só quem faz é Deus. Maria sabe bem disso. Ela não se torna o centro. A partir desse exemplo precisamos tomar todo cuidado na missão, para que não venhamos a nos tornar o centro. Quantas vezes caímos nessa tentação, a de ser o centro [...], é o grande risco que nós corremos, ou seja, passar a ser, nós, a referência. Isso é um grande perigo. Pois, a missão que estamos fazendo não é por causa de nós, mas por causa de Jesus. Por isso Maria vai imediatamente ao encontro de Jesus.
[...]
A hora de Deus não é a nossa. [...] mas não devemos desanimar, abaixar a nossa cabeça. Nunca desanimar! Assim fez Nossa Senhora, ela perseverou até o fim. Não desanimou diante das adversidades que enfrentou.
[...]
Precisamos aprender a confiança em Deus. [...] “fazei tudo o que Ele vos disser” (Cf. Jo 2,1-11). Maria confia em Jesus. Ela tem toda confiança em Deus. Pois para Ele nada é impossível. Precisamos também abrir o nosso coração nesta noite e dizer também: EU PRECISO FAZER TUDO O QUE JESUS QUER. Precisamos abrir o nosso coração para a mudança de vida.
[...]
Em Maria nós temos estas atitudes: confiança em Deus, fidelidade, aliança... precisamos aprender muito com Maria. Pedir a ela que interceda a Jesus por nós, para que durante todo esse Ano do Laicato a Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita se torne cada dia mais missionária. Que essa Paróquia se torne cada vez mais Samaritana, misericordiosa. Um laicato que abraça a causa da política, da educação, da saúde etc.
Seja sinal de Deus [...], seja luz. Não perca a oportunidade de testemunhar Jesus.

[...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário