sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

PRIMEIRO DIA DA FESTA DO SENHOR DO BONFIM


Tema: Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade
Lema: Sal da Terra e Luz do Mundo (Cf. Mt 5, 13-14)

Começou nesta sexta-feira, 12/01, os festejos em honra e louvor ao excelso Senhor do Bonfim, na cidade de Planalto-BA.

Durante o dia, além da dedicação aos últimos preparativos da Festa, a Paróquia realizou o II Passeio Ciclístico, às 16h, sob a responsabilidade dos grupos de coroinhas. Esse acontecimento, assim como outros que ocorrerão ao longo do novenário, faz parte da programação de eventos da Festa do Senhor do Bonfim.

A abertura da Festa do padroeiro de Planalto contou com a presença do padre Alessandro Alves (Vitória da Conquista). O subtema da noite foi “Sujeito eclesial: discípulos missionários e cidadãos do mundo”.

Em sua homilia, dentre outras coisas, o padre chamou atenção para o protagonismo e para a responsabilidade do leigo, sujeito eclesial, em relação à missão confiada por Cristo à Igreja.


Confira abaixo um trecho da homilia do Padre Alessandro:

[...]

Quando nós nos compreendemos como corpo de Cristo, nós entendemos também que a nossa ação, ela deve ser livre, mas responsável. Por outro lado, essa ação deve ser motivada pelo amor. É assim que Jesus Cristo nos ensina a sermos sujeitos da nossa própria vida, e, sujeitos também da missão evangelizadora da Igreja que Ele mesmo nos confiou.

O Sujeito eclesial, o leigo, é aquele que trabalha em comunhão com a Igreja. Pois, a responsabilidade ou a missão de todos nós é continuar no mundo a obra evangelizadora de Jesus Cristo, o nosso Senhor. Nós, enquanto Igreja, existimos para evangelizar; existimos para levar o anúncio da Boa Nova do Reino de Deus para todos os irmãos e irmãs, sobretudo aqueles que ainda não conhecem a Jesus Cristo tampouco seu Evangelho da Salvação.

Só será um bom leigo, um bom sujeito eclesial, aquele que age na vida da comunidade, aquele que for verdadeiramente discípulo de Jesus Cristo. O discípulo, sabemos, é aquele que aprende do mestre. Esse mestre é um só: o Senhor Jesus. Ele fala ao nosso coração, à nossa vida e sempre nos instrui para que nós, aprendendo Dele os segredos do Pai, bem formados, bem forjados em Seu coração, possamos levar a boa nova da Salvação.

O discípulo é convidado a ser então missionário. O Missionário não guarda o evangelho para si, mas leva a todas as pessoas, começando pelo lar, pela família, pelo trabalho e pelas diversas instâncias da sociedade onde nos estamos inseridos.

O Sujeito eclesial, o leigo, ele é também cidadão do mundo. Nós estamos inseridos no mundo, na sociedade...

[...]

Mas o que o leigo faz?

O leigo faz uma ponte entre a sociedade e a Igreja. Pois, como cidadão do mundo ele traz para a experiência da Igreja ou para a vida da Igreja todos os anseios que as pessoas vivem e experimentam. Todas as suas decepções, angústias, mas também todas as suas alegrias [...]. Como sujeito eclesial e discípulo missionário, o leigo é convidado a levar para a experiência do mundo o evangelho da vida, da salvação e da alegria. O Evangelho que devolve a esperança ao coração do ser humano.

Se os leigos não fazem essa missão de ser ponte, o que acontece é uma quebra do diálogo entre a Igreja e a sociedade. Os leigos e leigas são, portanto, responsáveis para que este diálogo aconteça e para que a obra da evangelização alcance as vidas e os corações.

[...]

É importante perceber que Jesus confia em nós. Ele diz para seus discípulos, e seus discípulos hoje somos nós, “vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo” (Cf. Mt 5, 13-14), esta, portanto, é a missão que o Senhor confere a toda a família dos batizados e batizadas: ser sal e luz. Mas como compreender essa palavra de Jesus. Sabemos que o sal serve para dar sabor. Uma vida que não tem sabor pode dar sabor à vida dos outros?! Não!

A primeira vida que precisa ter sabor é a minha, é a sua, é a nossa vida como cristãos. O que dá sabor a nossa vida é o evangelho, é a palavra de Jesus que coloca sabor em nós. Essa palavra é tão importante, é tão especial, que ela concede sabor a nossa vida e nós ainda não a conhecemos plenamente. Por isso muitos cristãos ficam procurando a felicidade, o sentido da existência, muitas vezes em outras religiões, em outras propostas que não são cristãs e não capazes de experimentar o sabor que Jesus nos oferece por meio da Sua Palavra.

Portanto, a nossa vida precisa ter sabor em si mesma, para que nós possamos dar sabor à vida do mundo. E o sabor que o cristão é convidado a oferecer ao mundo é o sabor da esperança que revitaliza os corações e a fé de tantos irmãos e irmãs.

[...]

Confiram algumas as fotos:






 










 

Confira mais fotos no Álbum clicando AQUI
Fonte: PASCOM – Pastoral de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário