sexta-feira, 25 de maio de 2018

ATUALIZAÇÃO DO CLERO DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA DA CONQUISTA



Entre os dias 22 e 23, no Convento dos Frades Capuchinhos, em Vitória da Conquista, aconteceu a “Atualização do Clero 2018” da Arquidiocese de Conquista. Participaram do encontro de formação permanente os presbíteros e diáconos permanentes. O encontro teve início com a Celebração Eucarística na Matriz da Paróquia de Fátima na manhã da terça-feira, dia 22, junto com os fiéis.

As atividades iniciaram com a acolhida do Arcebispo Metropolitano onde reiterou que essa oportunidade é possibilidade para renovar e aprofundar os conhecimentos, principalmente num ambiente marcado por constantes evoluções. Os ministros da Igreja também precisam se atualizar.

No primeiro dia, o tema que orientou as atividades foi: “Processo de Habilitação Matrimonial” e contou com a assessoria do Pe. José Vieira da Silva Filho, Presidente do Tribunal Eclesiástico Regional e de Apelação de São Salvador. O Pe. Vieira abordou questões práticas de como conduzir o Processo de Habilitação Matrimonial, desde a documentação, aos pedidos de dispensas e licenças, como também aspectos de orientação pastoral e espiritual dos noivos.

O Segundo dia da Atualização teve início com a Santa Missa, junto à comunidade local, na Igreja Matriz. Na manhã desse dia, a reflexão fixou no tema: “Implicações jurídicas e administrativas”. Esse momento, teve a assessoria do Dr. Ruy (assessor jurídico da arquidiocese), do Sr. Júnior (contador) e da Srta. Simara (auxiliar administrativa). Eles versaram sobre as novas aplicabilidades das leis, recordaram algumas orientações jurídicas e administrativas, das quais as Paróquias estão implicadas em realizar.

Na tarde da quarta-feira, último dia da Atualização, Dom Armando Bucciol, Bispo Diocesano de Livramento de Nossa Senhora e Presidente da Comissão Episcopal de Liturgia da CNBB, fez uma conferência sobre a “Liturgia e Evangelização”. Momento fraterno e profundo, onde o prelado recordava que a “Igreja evangeliza e se evangeliza com a beleza da Liturgia”, e ele questionava sobre que tipo de beleza é essa, ante os disparates ocorridos e divulgados nas redes sociais nos últimos meses?

Nas considerações finais no encerramento do encontro, Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano, afirmava que ao retornar às comunidades e paróquias, onde a missão continua, os participantes estariam abastecidos pela profunda reflexão e estudo desses dias, o que poderia favorecer o melhor desempenho do serviço pastoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário