terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Gratidão, alegria e recordação marcam a festa do padroeiro da Paróquia de Planalto

Uma multidão de fiéis se reuniu para dar graças e agradecer a Deus durante os nove dias dos festejos em honra e louvor ao excelso padroeiro de Planalto, o Senhor do Bonfim.

Nesta edição, ensejada pelas comemorações dos 10 anos do Pontificado do Papa Francisco, a festa trouxe os principais documentos do Sumo Pontífice para as reflexões e teve como tema central “Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”, referência à convocação do papa, feita aos cristãos de todo o mundo.

A tradicional e memorável festa do padroeiro, neste ano, ganhou contornos ainda mais emocionantes e históricos. Durante toda a sua realização a comunidade paroquial, emocionada, foi recordando e agradecendo ao Pe. Mairton Marques pelos seus quase sete anos em nosso meio, ao passo em que também se despedia, pois esta foi a sua última festa como pároco.

Ao longo dos festejos, os padres que por nossa paróquia passaram, como Joselito, Irineu, Adson e o hoje Bispo de Rui Barbosa, Dom Estevam, foram condecorados pela Câmara Municipal de Planalto, na pessoa do seu presidente, o Sr. Luiz Cláudio Barbosa, com o título de cidadãos planaltenses pelos serviços prestados à nossa comunidade.

O novenário do Senhor do Bonfim começou no dia 13 de janeiro. Ao longo destes nove dias, a programação da festa contou com orações do terço, novena, bispos e sacerdotes que celebraram a Eucaristia, quermesse, batizados, forró, dentre outros eventos. Os responsáveis e convidados deste ano foram os organismos paroquiais (setores, comunidades, pastorais e movimentos). Todos se empenharam para que saísse tudo muito bem organizado. Além desses, alguns setores da sociedade civil também foram convidados, a saber: Sindicatos, associações, Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e profissionais de diversas áreas.

Confira um pouco:

1ª Noite – Tema: “A Alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus”. Celebrou o Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes da Silva. Concelebraram o Pe. Mairton Marques, Pároco, o Pe. Daniel Gomes e o Pe. Robson Martins. Participou da celebração o seminarista Luís Augusto.




2ª Noite – Tema: “Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa”. Celebrou o Bispo de Rui Barbosa, Dom Estevam Santos Filho. Concelebrou o Pe. Mairton Marques. Participou da celebração o seminarista Luís Augusto.


3ª Noite
 – Tema: “A luz da fé é a expressão com que a tradição da Igreja designou o grande dom trazido por Jesus”. Celebrou o Bispo de Caetité, Dom José Roberto Carvalho. Concelebrou o Pe. Mairton. Participaram os seminaristas Luís Augusto, Lázaro Mateus e Mateus Augusto.

4ª Noite – Tema: “A alegria do amor que se vive nas famílias é também o júbilo da Igreja”. Celebrou o Pe. Nailson Gonçalves dos Santos. Concelebraram o Pe. Adson Coelho e o Pe. Daniel. Participou da celebração o seminarista Luís Augusto.




5ª Noite – Tema: “O Senhor oferece a vida verdadeira, a felicidade para a qual fomos criados”. Celebrou o Pe. Irineu Moreira Meira. Concelebrou o Pe. Daniel. Participou da celebração o seminarista Luís Augusto.




6ª Noite
 – Tema: “Cristo Vive: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo”. Celebrou o Arcebispo emérito de Vitória da Conquista, Dom Frei Luís Gonzaga Pepeu, OFMCap. Concelebraram o Pe. Mairton, o Pe. Adson e o Pe. Daniel. Participou da celebração o seminarista Luís Augusto.



7ª Noite – Tema: “Feliz quem ama o outro como seu verdadeiro irmão e irmã”. Celebrou o Pe. Ariosvaldo Aragão. Concelebraram o Pe. Mairton, o Pe. Joselito Cruz e o Pe. Daniel. Participaram da celebração os seminaristas Luís Augusto e Éric.


8ª Noite
 – Tema: “A poderosa beleza da Liturgia: lugar do encontro com Cristo”. Celebrou o Mons. Gerson de Jesus Bittencourt. Concelebraram o Pe. Mairton e o Pe. Erivelton. Participaram da celebração os seminaristas Luís Augusto e Saulo.


9ª Noite
 – Tema: “Vocação: graça e missão”. Celebrou o Bispo de Afogados da Ingazeira (PE), Dom Egídio Bisol. Concelebraram Pe. Adson Coelho, Pe. Mairton, Pe. Edmilson José, Pe. Daniel, e os sacerdotes que vieram com o bispo, a saber: Pe. Adenildo da Silva, Pe. Aldo Guedes e Pe. Jorge Adjan.


Ainda como parte das comemorações do padroeiro, no último sábado (21) foi realizada a tradicional Chegada das Bandeiras, que é sempre acompanhada por diversas pessoas montadas a cavalo, com percurso que iniciou no Entrocamento de Planalto e terminou em frente à Igreja Matriz, onde o Pe. Mairton, o Pe. Adson e o Pe. Daniel deram a bênção, após os participantes terem percorrido diversas ruas da cidade.




Dia festivo

Nesse domingo (22/01), foi realizado o encerramento da festa do Senhor do Bonfim. Pela manhã, o Pe. Mairton realizou alguns batizados. À tarde, a procissão saiu da Igreja Santa Rita, às 16h, seguida por um cortejo repleto de beleza e participação da comunidade paroquial. O andor do Senhor do Bonfim foi acompanhado pelos andores e estandartes dos padroeiros dos setores e das comunidades rurais. Além disso, bandeiras dos movimentos e pastorais também compuseram essa histórica procissão.


Na Igreja Matriz, Dom Egídio Bisol celebrou a missa festiva de encerramento. Concelebraram o Pe. Mairton, o Pe. Daniel, o Pe. Adenildo, o Pe. Aldo e o Pe. Jorge Adjan. Participaram da celebração os seminaristas Luís Augusto, Eric e Saulo.

Ao iniciar sua homília, Dom Egídio ressaltou a fraternidade, que, em sua avaliação, é uma das marcas da nossa fé. “Ao chegar aqui, eu me senti em casa, porque a nossa fé nos dá sempre este presente: em todo canto encontramos irmãos e irmãs com os quais podemos partilhar nossa fé, mas também a amizade, o alimento...”, disse o bispo.

“O Reino de Deus já está aqui, mas precisa crescer. Tem que encontrar pessoas que ajudem esse reino a crescer. Ele já está presente, mas ainda não plenamente. [...] Tudo aquilo que de bom, de justo e de verdadeiro nós sonhamos, pertence ao Reino de Deus que já está aqui e ao mesmo tempo exige o nosso compromisso para crescer”, afirmou Dom Egídio em outro momento da sua homilia.

Apesar de não ser ainda a missa de despedida do Pe. Mairton, a gratidão e a emoção desta iminente partida deram a tônica desta celebração de encerramento. Foram muitas as palavras de agradecimento, alegria e recordação.

Antes da benção final, o Pe. Mairton agradeceu aos serviços, às equipes montadas especialmente para a festa, aos seminaristas da paróquia, às pastorais e movimentos, setores e comunidades, ao Conselho Pastoral Paroquial, aos convidados e responsáveis de cada noite, aos padres e bispos, à equipe do Show dos Prêmios e da Chegada das Bandeiras, à Câmara Municipal de Planalto, pelas condecorações de títulos de cidadãos planaltenses aos padres, à Prefeitura Municipal de Planalto e a todos os homens e mulheres de boa vontade, dizimistas ou não, que, de alguma forma, com sua presença, participação, missão e colaboração fizeram essa histórica festa acontecer.  

Gratidão! Alegria! Recordação!

Viva o Senhor do Bonfim!
























Fonte: PASCOM – Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário