quarta-feira, 1 de março de 2017

MISSA DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS E ABERTURA DA CF 2017 – PLANALTO-BA

Celebração na Igreja Nossa Senhora das Vitórias


Uma vez mais a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove, em âmbito nacional, durante a quaresma, a Campanha da Fraternidade (CF). Essa feliz iniciativa vem mobilizando, cada ano, toda a Igreja Católica e sociedade em favor da vida digna, justiça social, fraternidade e paz para todos os brasileiros.

“Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” é o tema da Campanha da Fraternidade 2017, escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos Do Brasil, CNBB, para a nossa reflexão, sobretudo, no Tempo de Quaresma que se iniciou hoje.  O tema não é só de interesse para os fiéis católicos, mas para toda a sociedade, pois trata de um grito e um pedido pela vida do planeta. Ao sugerir este tema a Igreja propõe “Cuidar da criação, de modo especial dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho”.




A abertura da CF 2017, na Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita, ocorreu de acordo com a liturgia  nesta quarta-feira de cinzas, dia 1º de março, às 19h, pois é o início da quaresma para todos os cristãos, tempo de preparação que antecede a Páscoa.

Lideranças recebendo o material da CF 2017


Neste dia, três Missas foram celebradas pelo Padre Mairton Marques: 08h no setor Nossa Senhora das Vitórias; 16h30 na Comunidade de Lucaia; e às 19h na Igreja Matriz.

Igreja Matriz Senhor do Bonfim

Comunidade de Lucaia


QUAL É A RELAÇÃO ENTRE CAMPANHA DA FRATERNIDADE E A QUARESMA?


A Campanha da Fraternidade é um instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão e renovação interior a partir da realização da ação comunitária, que para os católicos, é a verdadeira penitência que Deus quer em preparação da Páscoa. Ela ajuda na tarefa de colocar em prática a caridade e ajuda ao próximo. É um modo criativo de concretizar o exercício pastoral de conjunto, visando a transformação das injustiças sociais. 

Desta forma, a Campanha da Fraternidade é maneira que a Igreja no Brasil celebra a quaresma em preparação à Páscoa. Ela dá ao tempo quaresmal uma dimensão histórica, humana, encarnada e principalmente comprometida com as questões específicas de nosso povo, como atividade essencial ligada à Páscoa do Senhor.


PASCOM - PASTORAL DE COMUNICAÇÃO

Referência: Uol Mais

Confira mais fotos clicando Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário