quarta-feira, 29 de março de 2017

VEM AÍ O SEMINÁRIO DAS PASTORAIS SOCIAIS





“As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens e mulheres de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles e aquelas que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos e discípulas de Cristo” (Gaudium Et Spes)


À luz da Palavra de Deus, e, por meio do testemunho cristão, a Pastoral Social atua de forma profética, através de uma presença, de um alerta, de uma ação social e de uma articulação-parceria. Ela proclama a Boa Nova do Evangelho entre os mais oprimidos, tendo em vista a promoção da dignidade humana em sua integralidade, considerando, também, o quão complexo e vivo é o campo das mudanças sociais.

 As Pastorais Sociais são movimentos que expressam a caridade e a solicitude da Igreja com as situações nas quais a vida está ameaçada. Elas, no plural, dizem respeito a serviços específicos e a grupos de pessoas e/ou situações pontuais da realidade social. Formam ações que viabilizam a transformação dos corações e das estruturas da sociedade que promovem e acentuam ainda mais as diferentes formas de exclusão social.

As paróquias e movimentos precisam estimular algumas lideranças cristãs a tomarem parte nas Pastorais Sociais da Igreja. “Trata-se de uma vocação, de um legítimo ministério, de um serviço ao mundo”. 

Pensando nisso, com a proposta de debater e apresentar a missão e a importância da Pastoral Social em nossa Igreja, a Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita promoverá na cidade de Planalto (BA), o Seminário das Pastorais Sociais, dia 01 de abril, das 14h às 17h30, no Centro Missionária Santa Rita de Cássia.

O evento, que contará com a assessoria da Arquidiocese de Vitória da Conquista, está sendo organizado pela Paróquia, tendo como público alvo o Vicariato São Marcos.

Será um momento muito importante e oportuno para discutirmos sobre a necessidade e a atuação cristã no campo social. Momentos como esse são sempre fecundos, pois favorecem a sensibilidade, a solidariedade e o profetismo que se espera do cristão.

Essa Pastoral é uma forte representação da essência do catolicismo. Sua “floração natural”. Preocupa-se e trabalha com questões ligadas à saúde, à habitação, ao trabalho, à educação, à realidade do campo, à criança, à pessoa idosa, e assim segue, vendo e agindo a partir das condições de existência das pessoas.

Participe!

“Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”  Jo 10,10


 Fonte: PASCOM – Pastoral de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário